Capoeira_Diversos_ministerio_capoeira

Recife: Capoeira e percussão mudam a vida de alunos e professores de projeto social

O trabalho da Mangagá Canuiteiro não se resume à garagem no Conjunto Residencial Muribeca. Os artistas ensinam de graça capoeira e percussão para 30 crianças que participam do projeto Aria Social, que existe há quatro anos no bairro de Piedade.

Lá, os materiais produzidos em uma oficina servem como instrumento para outra segunda. “Usamos os instrumentos fabricados nas oficinas de ritmo, efeito, de percussão e também temos o coral social que é bastante eclético. A gente toca músicas populares, eruditas e clássicas”, conta o professor de percussão Charles Duquê.
A escolha pelo método tem uma explicação. “A arte e a música têm o poder de transformação, ela muda o comportamento, os pensamentos pra melhor, pra alto astral”, garante o músico.

A prova de tal mudança a equipe do Vida Real teve ainda dentro da oficina: o menino Matheus, de 8 anos, que é portador da síndrome de down. “Matheus, na realidade, é um dos nossos maiores exemplos. Quando ele chegou aqui, foi um desafio muito grande porque a gente não tinha experiência com crianças especiais. Hoje, ele já tá construindo instrumentos com a gente, ele joga capoeira, ele canta.”, conta o professor de capoeira Manoel da Silva Júnior.

O agradecimento do menino vem de forma espontânea. “Eu te amoooo”, declara ao professor, ao qual chama de tio e até mesmo de pai. É a recompensa do professor que acredita que o trabalho social é um propósito divino na vida dele. “Já passei por muita coisa na minha vida e quando eu tô com eles, eu vejo que tudo que eu passei valeu a pena e que Deus tem um propósito na minha vida”, afirma Manoel.

E aconselha outras pessoas a dar a sua contribuição. “Não é à toa que a gente criou essa marca pra esse nosso projeto que é Recicle sua alma e tudo que tiver ao seu redor”, completa.

Fonte: http://pe360graus.globo.com/

Artigos Relatados

0 0 votos
Avaliar Artigo/Matéria
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários