A CAPOEIRA DO INTUITIVO | Curiosidades
|

A CAPOEIRA DO INTUITIVO

A CAPOEIRA DO INTUITIVO INVESTIGA A VULNERABILIDADE NA RODA, NA SOCIEDADE E NA NATUREZA

VUNDEBLECO (pronuncia-se “VUNDÊBLÊTSSÔ”) é uma palavra em esperanto que significa “Vulnerabilidade”. Esse é o conceito-chave do projeto VUNDEBLECO: A CAPOEIRA DO INTUITIVO, que aborda as nuances da vulnerabilidade em conexão com a Capoeira. Inicialmente de forma lúdica, na relação com o outro na roda: o jogo da Capoeira, que é também uma arte marcial, implica em perceber a “vulnerabilidade” do outro (a guarda aberta, um momento de distração etc.) como a oportunidade de marcar um golpe. Sempre de forma respeitosa e pacífica, como exercício de habilidade e nunca de violência. Essa percepção está implícita no uso da palavra em esperanto, idioma que simboliza a esperança de paz e união entre os povos.

É por isso que o projeto inicia com a RODA DA LUA CHEIA, no feriado do dia 08/12/22, a partir das 18h no Mirante da Sereia (Praia de Itapuã), em conexão com a Natureza (Lua e Mar) e a Espiritualidade (dia de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da Bahia). O evento será iniciado com uma prática de TAI KI KUNG (Tai Chi Chuan) conduzida pelo professor Carlo Loria, seguida do grupo GAIA CANTA PAZ, que tem a proposta de enviar vibrações curativas de paz, amor e alegria para a humanidade através do poder da música. Depois acontece a roda de Capoeira com presença confirmada de vários mestres, contramestres e exímios capoeiristas.

Essa conexão prepara o passo seguinte, que é o olhar para as comunidades em situação de vulnerabilidade. No projeto, isso se dá pela realização da oficina CAPOEIRA DO INTUITIVO em dois grupos de Capoeira que se destacam pela forte atuação social: a Capoeira Ngunzo de Mestre Aberrê, em Nova Brasília de Itapuã (dia 14/01/2023 às 15h), e a Capoeira Jacobina Arte de Professor Peixe, no bairro do Arenoso (dia 28/01/2023 às 15h). CAPOEIRA DO INTUITIVO é o método desenvolvido por Mestre Tyko Kamaleão que possibilita a pessoas que nunca fizeram Capoeira vivenciar a prática e a filosofia dessa arte. Baseada na tradição oral, musicalidade e expressão corporal da capoeira, é um mergulho na História do Brasil que possibilita aos participantes serem protagonistas e reconstrutores da história, tecendo cada um a sua interpretação intuitiva da Capoeira. Ao término da vivência cada participante é convidado a falar da sua experiência para o grupo, finalizando com uma apresentação de capoeiristas convidados.

A culminância do projeto é um convite para perceber e cuidar da vulnerabilidade da Natureza, através do CORTEJO DE BERIMBAU E REMADA DOS SURFISTAS DE ALMA, no dia da tradicional Lavagem de Itapuã09/02/23, a partir das 9h. O cortejo parte da praça de Piatã e segue pela praia até Itapuã, tendo à frente uma orquestra de berimbaus e com os participantes da caminhada fazendo a coleta simbólica do lixo deixado na praia. Na praça de Piatã acontece a Roda de Capoeira e apresentações musicais, numa confraternização entre capoeiristas e surfistas, que efetuam a remada ritual em grupo.

Todos os eventos são gratuitos e serão transmitidos na Internet em lives no Instagram (@tykokamaleao). Serão impressos 3.000 exemplares da CARTILHA CAPOEIRA DO INTUITIVO, para distribuição gratuita entre os participantes dos eventos e entre outros grupos de capoeira e instituições em Salvador.

O projeto VUNDEBLECO: A CAPOEIRA DO INTUITIVO foi contemplado pelo Prêmio Capoeira Viva Salvador – Ano III, da Fundação Gregório de MattosPrefeitura de Salvador.

Mestre Tyko Kamaleão foi agraciado com os prêmios Berimbau de Ouro 2016 e Notório Saber 2018, em reconhecimento a uma vida dedicada à capoeira, com um destacado trabalho social de formação de capoeiristas em áreas de vulnerabilidade social, além do inovador trabalho reconhecido internacionalmente, como nas oficinas de capoeira ministradas na St. George’s University no Caribe em 2005. Mestre Tyko Kamaleão é o criador de um estilo único, que aplica o milenar oráculo chinês do I Ching, o Livro das Mutações, aos fundamentos de uma capoeiragem que bebe tanto das raízes da Angola quanto das inovações da Regional. O lema de sua Casa Clandestina de Capoeira Mutações sintetiza bem: “A vida é Mutações: venha de onde vier, que venha em paz!” No alvorecer do terceiro milênio, quando o mundo enfrenta tantos graves conflitos, é benfazeja e renovadora a proposta de uma Capoeira que se percebe como instrumento de Paz e de evolução do indivíduo e do coletivo.

A CAPOEIRA DO INTUITIVO | Curiosidades

VUNDEBLECO: A CAPOEIRA DO INTUITIVO

PROGRAMAÇÃO

8 de dezembro de 2022 – quinta-feira – 18h

RODA DA LUA CHEIA no Mirante da Sereia (Praia de Itapuã)

14 de janeiro de 2023 – sábado – 15h

Oficina CAPOEIRA DO INTUITIVO na Sede da Capoeira Ngunzo de Mestre Aberrê (Nova Brasília de Itapuã)

28 de janeiro de 2023 – sábado – 15h

Oficina CAPOEIRA DO INTUITIVO na Sede da Capoeira Jacobina Arte de Contramestre Peixe (Arenoso)

09 de fevereiro de 2023 – quinta-feira – 9h

CORTEJO DE BERIMBAU E REMADA DOS SURFISTAS DE ALMA na Lavagem de Itapuã (Praia de Piatã e Itapuã)

#fgm #prefsalvador #capoeira #Salvador #arte #cultura #patrimonio #saberespopulares #patrimoniocultural #patrimôniocultural #historia #saber #identidade #culturapopular #vundebleco #capoeiradointuitivo

Instagram: https://www.instagram.com/capoeiradointuitivo

Facebook: https://www.facebook.com/capoeiradointuitivo

Contatos:

Fabio Shiva – (71) 99649-9442 – [email protected]

Artigos Relatados

0 0 votos
Avaliar Artigo/Matéria
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários