II Campeonato de Ladainhas em Rio Branco
Festival de músicas de capoeira quer incentivar a música afrodescendente. Evento será realizado sábado dia 27/09 às 15h, no anfiteatro Garibaldi Brasil, na Ufac.
Com o objetivo de fomentar e dar visibilidade à música afrodescendente no estado, a Federação Acreana de Capoeira (FAC) vai realizar o II Campeonato de Ladainhas “Canto das Senzalas”, neste sábado (27), às 15h, no anfiteatro Garibaldi Carneiro Brasil, na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco.
De acordo com o Mestre Arrepiado, um dos organizadores, o evento é um festival de músicas de capoeira, que busca abrir espaço e incentivar a música afrodescendente no estado do Acre.
Os participantes irão competir em três categorias: autoral, com músicas de autoria dos mestres, a intérprete, em que alguém interpreta uma música de composição de um outro mestre, e ainda a categoria infantil, com o objetivo de incentivar as crianças a participarem da capoeira.
“Essa é a segunda edição do evento. O que estamos tentando fazer é dar espaço para essa manifestação cultural aqui no Acre, além de incentivar a prática da capoeira para adultos e crianças”, explica.
Além de competidores acreanos, a disputa contará com a participação de sete mestres de outros estados, que integram cada grupo que compõe a FAC e foram convidados para se apresentar. Mestre Kim e Mestre Maizena, do Ceará, Mestre Kali, do Distrito Federal, Mestre Coruja e Mestre Mendonça, de São Paulo e Mestre Vavá, de Campo Grande, irão marcar presença e passar seus ensinamentos para os outros atletas.
Os vencedores irão receber como premiação instrumentos musicais da capoeira, além de troféu, certificado de participação e camisetas.
Fonte: http://g1.globo.com/