II Festival Internacional da Capoeira no Mindelo
Perto de quinhentos capoeiristas são esperados na segunda edição do festival internacional de capoeira da Academia Liberdade Expressão, evento que decorre de hoje a 2 de Dezembro, na cidade do Mindelo.
A abertura do festival acontece na Rua de Lisboa, com um espectáculo de ritmo e expressão corporal envolvendo centenas de capoeiristas ao longo da avenida. “O espectáculo vai contar a história da escravatura. Vamos colocar em evidência as diversas facetas da capoeira: o lado cultural, a dança, a luta… A capoeira é uma cultura homogénea mas, quando se expõe, torna-se heterogénea”, explica Xexéu.
Para este encontro internacional, a Academia já assegurou a presença do Mestre China, Mestre Jó, Professor Boca d’Peixe, Professor Jurado, Professor Adílio e de um instrutor que virá de Portugal. Paralelamente, a organização conta com um número expressivo de alunos que virão de determinados países europeus, especialmente das Canárias e da Espanha. Os convidados chegaram a S. Vicente ontem e logo nessa noite houve uma Roda do Galo, que se prolongou pela madrugada dentro.
“A expectativa é que este encontro sirva para a troca de informação e de experiência. Existe a minha filosofia, a filosofia dos outros e a verdadeira. É necessária a troca de ideias e ninguém deve ter medo de ser questionado”, defende Carlos Xexéu.
O programa do festival inclui actividades ao ar livre, destinadas à comunidade, e outras internas, viradas somente para os capoeiristas. Em princípio, uma centena de alunos será baptizada durante o evento e outros cento e cinquenta vão fazer a troca de graduação. Segundo Xexéu, o evento vai envolver workshops, rodas, palestras além de uma noite dedicada à cultura negra presente em Cabo Verde. A Academia vai ainda aproveitar o festival para lançar um DVD, colocar à venda os primeiros postais fotográficos da capoeira cabo-verdiana e inaugurar o site da associação Liberdade Expressão.
A Semana online – Portugal – http://www.asemana.cv