Mestre Bimba: O Sonho de Salomão
Mestre Bimba: O Sonho de Salomão
Salve, salve comunidade. Deixa eu me apresentar: Sou João Pitoco, capoeirista da cidade de João Pessoa na Paraíba, e estou aqui pedindo licença aos mais velhos para falar um pouco de capoeira, esta arte que nos encanta e ao mesmo tempo nos intriga com seus mistérios.
Muitos aspectos de nossa luta geram infindáveis debates, o que vejo de forma bastante saudável, pois essas discussões nos fazem refletir e evoluir como praticantes. Bom, venho pesquisando sobre capoeira há alguns anos, especificamente a Capoeira Regional e Mestre Bimba, e é o resultado dessa pesquisa que pretendo mostrar para vocês na forma do livro historiográfico chamado Mestre Bimba: O Sonho de Salomão.
Nosso livro traça uma linha cronológica da trajetória do Rei da capoeira, apontando os principais acontecimentos através das décadas com diversos registros, incluindo fontes primárias. O leitor ou leitora encontrará artigos de jornais e revistas, depoimentos, imagens e detalhamento da obra áudio visual do Mestre Bimba. Dessa maneira pretendemos fomentar, estimular o debate, não traremos respostas, ao contrário, despertaremos a dúvida, pois acreditamos que o essencial é o discernimento que as pessoas irão elaborar depois da leitura.
Dentro de todo material que apresentamos no livro, gostaria de chamar a atenção para um em especial. O trabalho duro da pesquisa nos fez colher frutos maravilhosos que eu fico imensamente grato e feliz por poder dividir com todos. No começo do texto falei de debates profundos, um deles gira em torno dos toques da Capoeira Regional, e nesse ponto a obra acrescenta mais um ingrediente.
É que encontrei alguns registros de áudio inéditos com o Mestre Bimba executando toques de berimbau, e o que mais se destaca é um totalmente desconhecido dentro da obra do Mestre, chamado SONHO DE SALOMÃO. Notem que o nome não é Cinco Salomão, que já é conhecido e registrado inclusive no Livro de Waldeloir do Rego.
A revelação desse arquivo vem somar conhecimento para enriquecer nossa nobre arte e espero sinceramente ter contribuído com a capoeira.
Salve Capoeira. Salve Mestre Bimba
João Paulo de Araújo Pereira (João Pitoco)
João Pessoa, 15 de outubro de 2019
https://www.facebook.com/Paratibeemacao