Histórias da Música Popular Brasileira para Crianças
HISTÓRIAS DA MPB PARA CRIANÇAS
O livro “Histórias da Música Popular Brasileira para Crianças” ganha reedição especial nas mãos da professora Simone Cit e da ilustradora Iara Teixeira.
Agora, a obra é acompanhada de um CD com canções de Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha e Noel Rosa, entre outros, gravadas pelo Coral Brasileirinho.
O kit tem distribuição gratuita em workshops realizados no Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.
Palavra da Ilustradora:
A Simone Cit, que é a regente do coral Brasileirinho do Conservatório de Música Popular de Curitiba, e eu, fizemos um livro usando a lei Rouanet.
Histórias da Música Popular Brasileira para crianças.
Neste livro, que não pretende ser didático, mas sim despertar a curiosidade e o interesse das crianças pela nossa Música Popular Brasileira, contamos histórias da Casa da Tia Ciata – “Tia Ciata e Sua Casa do Encanto”, do Pixinguinha – “Pixinguinha e os Peixinhos do Mar,” da Chiquinha Gonzaga – “Os Carnavais da Chiquinha,”do Noel Rosa – “No Botequim com Noel,” Do Adoniran Barbosa – “Meu dono o Adoniran”( a história é contada pelo Peteleco, cachorro e “parceiro” do Adoniran):-), e do Assis Valente- “O Natal do Valente Assis.”
Esta primeira edição de dois mil exemplares nós doamos para as escolas públicas aqui do Paraná.( Estamos batalhando uma segunda edição que é prá todo mundo que quiser poder ter o livro.)
A Cerimônia de doação aconteceu agora, dia 02 de outubro, com direito a apresentação do coral de alunos da Escola Mais Brasileirinhos da Simone.
A Secretaria da Educação aqui do Paraná está dando a maior força, e deram até uma verbinha para fazermos um cd com as seis músicas
dos autores que estão no livro, para uso dos professores nas aulas.
Nós fizemos a doação simbólica de cem livros para cem professores de Educação Artística, e a Simone deu um manual de orientação de como usar o livro nas aulas.
Vocês não imaginam como foi boa a receptividade dos professores!
Já fizeram abaixo assinado querendo que a Secretaria imprima mais livros para todas as escolas e parece que eles vão imprimir mais dois mil e quinhentos livros, tomara!
Uma grande emoção quando a gente pensa que os nossos Músicos Populares que são geniais finalmente estejam sendo mostrados na
rede pública de ensino.( Pelo menos aqui no Paraná isto é inédito) O Secretário de educação Maurício Requião, perante mais de mil e quinhentos professores da rede estadual, fez até uma brincadeira que eu achei muito legal, falando sobre a importância de se ensinar Pixinguinha, Assis Valente, Noel Rosa, Tia Ciata, Adoniran Chiquinha Gonzaga e tantos mais na escola :”Me perdoem os professores
de matemática química etc, mas a música a gente não esquece!”
Abraços
Iara, agradecendo as pessoas que ajudam a difundir a idéia de levar nossa música popular para as escolas.
P.S
Outra situação interessante foi que demos um
livro para uma amiga e ela mostrou para a Madre Superiora do
Colégio Sion aqui de Curitiba. Pois não é que as freiras gostaram
tanto que estão montando a festa de fim de ano da escola baseada
no livro, com direito a figurino, cenário, coral e tudo!
A foto da casa da Tia Ciata nós conseguiimos através do senhor
José Graça Filho, ele é filho do Jornalista José Venerando da Graça,
que foi amigo do Paulo da Portela!
Letícia Vidor