III Fesman – Festival Mundial de Artes Negras
O ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, e o Presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, vão participar de reunião do Comitê Internacional de Orientação do Festival Mundial de Artes Negras (Fesman), de 2 a 4 de março, em Dacar, no Senegal. A reunião vai estabelecer um balanço parcial da organização do III Fesman, discutir as perspectivas para o evento e reunir as contribuições dos diversos países para a realização do festival.
O III Fesman terá como tema o Renascimento Africano e será realizado do dia 1º ao dia 21 de dezembro de 2009, em Dacar, no Senegal. O Brasil é país convidado de honra do festival, por possuir a segunda maior população negra do planeta e conseguir conservar as manifestações de origem africana. O III Fesman vai discutir o papel do mundo negro no terceiro milênio, com enfoque na união das políticas nacionais e na integração com as culturas dos países da Diáspora. Um dos sub-temas do festival será “Afrodescendência na América”.
O Comitê de Organização Internacional do Fesman está montando uma grande estrutura de comunicação e teledifusão, que transmitirá o evento para toda a África, Europa e Américas em inglês, francês e português.
A primeira edição do Fesman aconteceu em Dacar, Senegal, em 1966, promovido pela República do Senegal e pela UNESCO. O tema do festival foi “O significado das artes e cultura negra na vida dos povos e para os povos”. A segunda edição aconteceu em Lagos, Nigéria, em 1977, com o tema “Civilização Negra e Educação”.
Assessoria de Comunicação
Inês Ulhôa – assessora de imprensa (9966-8898) \n [email protected]
Jacqueline Freitas – \n [email protected]
Marília Matias de Oliveira – \n [email protected]
Marcus Bennett – \n [email protected]
Telefones: (61) 3424-0165/0166 Fax: (61) 3424-0164
wwww.palmares.gov.br