Blog

Novembro 2008

Vendo Artigos de: Novembro , 2008

SP: 10 anos Capoeira Berim Brasil

Com a presença de diversos convidados de renome como por exemplo Mestre Gladson, Mestre Burgues e Mestre Gegê, o Grupo Berim Brasil, sob a organização e a batuta do grande irmão e camarada Mestre Wellington, prepara a festa de comemoração aos 10 anos de caminhada.

Na programação fica o destaque para o curso de Primeiros Socorros, ministrado pelo Mestrando Léo Bombeiro e a Mesa Redonda com os Mestres Burgues, Gladson, Gegê, Canarinho, e convidados.

Comparecam… Cultura e divertimento garantido!!!

Luciano Milani

 

PROGAMAÇÃO:

Dia 05 de dezembro, sexta
Local: Rua Monte Serrat 230 , clube da cidade, ao lado do Metro Carrão.

A partir das 19h00min
Mestre Burguês presenteia O Berim Brasil e todos com uma palestra.

Mesa Redonda com os Mestres Burgues, Gladson, Gegê, Canarinho, e convidados.
Publico: Educadores em geral..

20h30min
Roda aberta.

Dia 06 de dezembro, Sábado

14h00min
Aula de puxada de rede – Ministrante Mestre Zambi

15h00min
Aula de Primeiros Socorros – Ministrante Mestrando Léo Bombeiro.

15h30min
Aula de Maculelê – Ministrante: Contra Mestre Monise

16h30min
Aula com Mestre Gladson.

Preço Investimento: boa vontade de querer somar e aprender..Gratis

17h30min Homenagem aos camaradas do Berim Brasil.

18h00min Inicio das graduações dos alunos

A partir das 22h00min

Festa de encerramento

1° Berimbalada

Ingressos: mais info 11-26070050 ou 11-26013123
Patrocinio: Rabodearraia.com

 

IMPORTANTE:

Estaremos arrecadando todo o tipo de ajuda para os nossos irmãos do Sul de nosso país.
Roupas alimentos não perecíveis etc.
Traga sua ajuda, unidos seremos fortes.

Hortolâncdia: V Festival de Capoeira será realizado na Esplanada do Pedro II

Evento deve reunir cerca de 200 alunos e 50 mestres, professores e graduados do esporte

O V Festival Gicap de Capoeira será realizado no sábado, dia 29, das 9h às 12h, na Esplanada do Theatro Pedro II. O evento, promovido em parceria com a Prefeitura Municipal, deve reunir cerca de 200 alunos e 50 mestres, professores e graduados no esporte, da região de Ribeirão Preto e dos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A programação do festival consta de “aulão” e apresentações de puxada de rede e maculelê. Participarão das atividades alunos do projeto Capoeira Cidadã, Cemei João Gilberto Sampaio, Núcleo do Jardim Manoel Pena, Arfusp, escolas Waldorf, Rãndius, Emefs Jarbas Massulo e Elisa Duboc e Academia Malhação e Saúde.

A Secretaria de Esportes vai alojar 40 alunos na Cava do Bosque e fornecer 220 certificados aos participantes do evento. A secretaria de Infra-estrutura e a Cohab colaboram com a iniciativa na montagem do palco e instalação do som. O Daerp cuidará da distribuição de água no local.

Segundo os organizadores, este ano o Festival Gicap de Capoeira tem patrocínio da Macal Lanches e presta homenagem póstuma ao Mestre Monteiro. Foram confeccionadas 250 camisetas personalizadas, trazendo na estampa uma foto do homenageado.

 

Fonte: Portal Novidade – Hortolândia – http://www.portalnovidade.com.br

Projeto de inclusão social faz primeiro batizado para alunos com necessidades especiais

A Associação Esporte Nacional Capoeira realiza sábado, dia 29, às 15h, o 1O Batizado do Projeto Capoeira para Crescer. A iniciativa, inédita na capital, oferece há um ano, gratuitamente, aulas de capoeira para alunos com necessidades especiais.

O projeto, voltado para inclusão social por meio do esporte, é fruto de uma parceria entre a Associação e a Krim Bureau Digital, e conta com o incentivo do Programa Municipal de Apoio e Promoção do Esporte (ProEsporte) da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer.

O Batizado tem o patrocínio do Banrisul e Octo Promocional.

Local: Clube Farrapos – Av. Cristiano Fischer, 1331 – Porto Alegre/RS
Data: 29/11/08 – às 15h
Informações: Delmar Perroni – 51 9325 0023 – e/ou Márcio Gomes – 51 99334912

Fundação Palmares participa de Encontro Quilombola

O diretor do Departamento de Proteção do Patrimônio Afro-brasileiro (DPA) da Fundação Cultural Palmares, Maurício Reis, participa durante toda a semana do III Encontro das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais.

O evento tem o objetivo de discutir a situação dos quilombolas no Estado, as políticas de apoio aos quilombos, informar as populações tradicionais sobre alguns de seus direitos, bem como, ouvir as necessidades e anseios das populações remanescentes de escravos.

O diretor da DPA aproveita a ocasião para distribuir a algumas das comunidades mineiras presentes, as certidões de autoreconhecimento como comunidades remanescentes de quilombo.

Os quilombos autoreconhecidos que receberão as certidões são:

Fazenda Sertãozinho; Buieié; Comunidade Negra de Quilombo; Mocó dos pretos; Gravata; Chacrinha dos Pretos; Água Limpa de Baixo, Água Limpa de Cima; Comunidade Quilombolas; Brejo Grande; Dr. Campolina; Ferreiras; Moça Santa; Bebedouro; Alto Caititu; Catito do Meio; Boa Morte e Muzambinho.

O Encontro será realizado entre os dias 27 e 30 deste mês, no Sesc de Contagem. Entre os temas discutidos, estão: A importância da organização da comunidade quilombola para a busca de seus direitos; Políticas públicas e Direitos Humanos das Comunidades quilombolas: problemas, reivindicações, possibilidades e instrumentos institucionais e jurídicos; Política social de segurança alimentar em comunidades quilombolas; Política Ambiental e conflitos fundiários: a relação entre o meio ambiente e os direitos das comunidades quilombolas; A Federação N’Golo e a luta por melhores condições de representatividade das comunidades quilombolas;

Durante o evento serão apresentados o filme Quilombo (1984), dirigido por Cacá Diegues e roteiro baseado nos livros Ganga Zumba, de João Felício dos Santos, e Palmares, de Décio de Freitas; e o documentário Comunidades Quilombolas de Minas Gerais no séc. XXI. Também será lança a cartilha Quilombos de Minas: Manual de Orientação Jurídica para a Criação de Associações Quilombolas.

Assessoria de Comunicação
Inês Ulhôa – assessora de imprensa (9966-8898) ines.ulhoa@palmares.gov.br
Jacqueline Freitas – jacqueline.freitas@palmares.gov.br
Marília Matias de Oliveira – marilia.oliveira@palmares.gov.br
Marcus Bennett – marcus.bennett@palmares.gov.br
Telefones: (61) 3424-0164/ 0165/ 0166
wwww.palmares.gov.br

Cearense viaja para ensinar alemães

 

A capoeira cearense vai à Europa ensinar os alemães todo o gingado, a arte e o ritmo contagiante do brasileiro. O Mestre Dingo, um dos mais renomados do Estado, estará em uma turnê de 30 dias na Alemanha.

“Vamos realizar workshops e fazer apresentações em casa de shows. O alemães estão investindo pesado nesse intercâmbio da Capoeira”, diz Dingo, que viaja hoje, sozinho, para o Velho Continente.

Com 32 anos de experiência, o mestre cearense visitará as cidades de Frankfurt, Munique e Stuttgart. Lá, ele terá o apoio de outros brasileiros, que já transmitem os conhecimentos da capoeira a alguns anos. “Fui convidado pelo Mestre Topeira, um pernambucano que está fazendo sucesso entre os alemães”, revela Dingo, que é formado em Educação Física e também professor.

O sucesso de Dingo com a capoeira contagia uma multidão, que o acompanha todos os domingos na Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema, onde ele, colegas e alunos demonstram um pouco dos seu trabalho. Além disso, ele tem sua academia, na Rua Jovino Guedes, 67, Aldeota, onde ensina dezenas de pessoas. “A capoeira, não tem idade, raça, nem nacionalidade”, diz Dingo.

 

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=592682

Mestre Gilvan promove curso de capoterapia para capoeiristas do RJ

O criador da Capoterapia – capoeira da terceira-idade – e presidente fundador da Associação Brasileira de Capoterapia, Mestre Gilvan estará com sua equipe no Rio de Janeiro nos dias 28, 29 e 30 de novembro. O objetivo da visita é ministrar o curso Prático e Teórico de Capoterapia.

Participam da caravana 50 idosos que freqüentam os grupos de Capoterapia em centros de saúde e ongs do Distrito Federal. O curso é aberto a capoeiristas e não capoeiristas. A organização do evento está a cargo do Mestre Gilvan (61) 9962 2511 e do jornalista Mano Lima (61) 8407 7960. A atividade tem o apoio dos mestres Bogado, Hulk e Teacher e de entidades de capoeira do RJ.

PROGRAMAÇÃO

Instrutor – Gilvan Alves de Andrade, Mestre Gilvan, Fundador da Associação Brasileira de Capoterapia e idealizador da Capoterapia

Carga Horária – 20 horas, sendo 16 práticas e 4 teóricas.

Público-Alvo: capoeiristas, professores de educação física, terapeutas corporais, arte-educadores e demais profissionais que atuam com terceira-idade.

Idade mínima: 16 anos

Local: Praia de Copacabana (à altura do hotel Copacabana Palace)

Dias: 28 e 29/11 (praia de copacabana) e 30/11/2008 (parte teórica no SMEL BARRA)

Inscrição: Capoeiristas são isentos. Os demais interessados devem pagar R$ 120,00 reais no local.

Certificado que habilita pra o exercício da atividade de capoterapeuta: r$ 120,00 (para capoeiristas e não capoeiristas)

Informações: Mano Lima – (61) 8407 7960, mestre em Educação, www.dicionariocapoeira.com. Coordenador do Canal E. Repórter do "Caderno Educação", www.temnoticia.com.br e www.portalcapoeira.com.

Mano Lima – (61) 8407 7960, mestre em Educação, www.dicionariocapoeira.com. Coordenador do Canal E. Repórter do "Caderno Educação", www.temnoticia.com.br e www.portalcapoeira.com.

Minas Gerais: Grupo Memória vai lançar CD

Disco será lançado durante Encontro Cultural

O grupo de Capoeira Memória ultima os preparativos para o lançamento de seu primeiro CD. Será neste fim de semana, entre os dias 28 e 30, durante o Encontro Cultural que será realizado nas quadras cobertas da Sejuvel, à circular da Lagoa Maior. Na ocasião, segundo Mário Márcio, líder do grupo, haverá também solenidade de graduação (troca de cordas).

Para a sexta-feira, primeiro dia do evento, está programado um aulão aberto ao público, com início às 18 horas. No sábado, às 9 horas da manhã, haverá a 8ª edição da Passeata Pela Paz, que percorrerá as principais ruas do centro e encerrará na Praça Ramez Tebet, com uma roda de capoeira. O ato será encabeçado pelos cerca de 70 alunos do grupo, que estarão todos vestidos de branco, mas também será aberto à comunidade. No domingo, às 9 horas, será o lançamento do CD, nas quadras do Sesi.

HOMENAGEM

Intitulado ”Três Lagoas Canta Memória”, o CD traz 18 cantigas de capoeira inéditas, todas compostas e cantadas pelos próprios integrantes do grupo. Gravado nos estúdios da Band FM, Mário Márcio diz que o CD nasceu da vontade de valorizar os alunos. Acompanhadas por berimbau, pandeiro e atabaque, as músicas retratam Três Lagoas, Mato Grosso do Sul e a região Centro-Oeste. Composta pelo líder do grupo, o carro-chefe é a canção ”Homenagem à Minha Terra”, que fala do senador Ramez Tebet. Gravado com recursos próprios, foram feitas 500 copias, que serão divulgadas por meio de parceria empresarial. No dia do evento o disco será vendido ao valor de R$ 5.

Satisfeito com o resultado deste trabalho, Mário Marcio diz que no próximo ano deverá fazer uma nova gravação, incluindo um DVD. Para tanto, já conta com 15 músicas prontas.

Fortaleza: CMF: Audiência Pública vai discutir a profissionalização da Capoeira

Com o propósito de discutir a profissionalização e a falta de apoio institucional para projetos relacionados à Capoeira, será realizada no Auditório Ademar Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza, uma Audiência Pública, no próximo dia 19, quarta-feira, às 14h30min. O requerimento foi feito pelo vereador Iraguassú Teixeira (PDT), que estará mostrando as dificuldades encontradas pelos profissionais da área.

Segundo o parlamentar, essa discussão será importante para a conscientização das autoridades em elação a profissionalização da arte. "A Capoeira conquistou o mundo por seu encanto e musicalidade. Por conseqüência, despontou no mercado de trabalho, onde tudo que é construído, é comercializado. Então, nesta audiência pretendemos discutir com os simpatizantes, instituições e a comunidade capoeirista, o tema que é de grande relevância, dada a evolução que a Capoeira tomou. Além de mobilizar a população em geral e as autoridades responsáveis, na conscientização da preservação da cultura da Capoeira e da luta pela profissionalização desta arte", afirmou Iraguassú.

Desde 1995, tramita na Câmara Federal, um projeto que visa a profissionalização. Porém o mesmo foi dado por encerrado no ano 2000. A iniciativa de regulamentar a Capoeira como profissão é do deputado federal Arnóbio Faria de Sá, de São Pulo.

Na nossa capital, a Lei Municipal n° 9.041/05, de autoria do ex-vereador, hoje deputado estadual, Ferreira Aragão, regulamentou a realização da Semana da Capoeira, comemorada entre os dias 19 e 25 de novembro. A Audiência Pública que discutirá a profissionalização da arte faz parte da programação da Semana da Capoeira.

Na Câmara Municipal de Fortaleza, a capoeira continua em pauta. No ano passado, o vereador Iraguassú Teixeira entrou com um projeto de indicação, que dispõe sobre a inclusão da capoeira na grade curricular na Rede Municipal de Ensino, entre as opções da disciplina de Educação Física nas escolas de Fortaleza. O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal e já foi encaminhado para a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. Resta agora a aprovação da Prefeitura Municipal para que a Capoeira seja inclusa na grade escolar.

Assessoria de Imprensa

Maiores informações com Monalysa Alencar, pelos fones 9139-4176 e 3444-8346.

Presos participam de apresentação na prisão no Piauí

Os internos da Colônia Agrícola entraram na roda de capoeira e interagiram com o grupo

A apresentação do grupo de Capoeira Abadá marcou o início das atividades do I Encontro de Arte e Cultura na Colônia Agrícola Major César Oliveira, em Altos. A unidade penitenciária abriga 214 internos que cumprem pena em regime semi-aberto. Oito capoeiristas jogaram capoeira durante a apresentação do grupo Abadá Capoeira.

Os internos da Colônia Agrícola entraram na roda de capoeira e interagiram com o grupo. Antes da apresentação, o diretor da Colônia Agrícola, capitação Flávio Pessoa, orientou os apenados a assistirem as apresentações culturais levadas ao estabelecimento pelos professores do projeto Educando para a Liberdade. Ele pediu a colaboração dos internos para auxiliarem na realização das atividades culturais.

A coordenadora de Educação nos Presídios, professora Carla Maia, falou sobre as conquistas do "Projeto Educando para a Liberdade", desenvolvido pela Secretaria da Justiça, através da Diretoria de Humanização e Reintegração Social. O projeto leva educação da rede pública de ensino para dentro dos presídios. Durante a apresentação foram expostas as peças artesanais feitas pelos internos, tais como abajus, portas-retratos e outros.

Fonte: Jornal Diário do Povo – Edição: Sávia Barreto

Bahia: Evento deve reunir 600 capoeiristas em Salvador

O 2° Encontro Internacional de Capoeira e 27° Troca de Graduação do Grupo Raça acontece de hoje até o dia 23 de novembro, em Salvador. Com o apoio do Lar Fabiano de Cristo e patrocínio da Capemisa, o evento reunirá na Bahia alunos, professores e mestres de sete estados e quatro países.

Entre as atividades previstas na programação estão oficinas, palestras, cursos, exames de troca de cordão e, para fechar o Encontro, um "aulão" seguido de uma grande roda no Farol da Barra, com mais de 600 capoeiristas.

Programação:

Confira abaixo a programação completa do evento:

Mestre Medicina

  • Quarta-feira (19/11)

Local: Mansão do Caminho, Pau da Lima
08h30 – Oficina de confecção de berimbau para os alunos da Mansão do Caminho, com mestre Olavo da Bahia.
10h30 – Curso de primeiros-socorros para pais e alunos.
14h30 – Recreação com movimentos de capoeira com contra mestre Batata, do Grupo raça de Maceió, Alagoas.
16h – Curso de primeiros-socorros para pais e alunos.

  • Quinta-feira (20/11)

Local: Auditório do Centro Universitário Jorge Amado, Paralela
19h – Fórum de palestras e debates
Palestrantes: Dr. Benício Boyda – professor de Medicina da UESC, Dr. Hélio Campos – mestre Xaréu, mestre Jean – professor de Educação Física, Dr. Tatiana Blandy, Márcia de Carvalho Rocha – administradora do Lar Fabiano de Cristo.
Temas: "A capoeira e a inclusão social", "Capoeira na escola e na universidade", "A capoeira e a sociedade atual" e "A capoeira como agente de superação de limites e transformação na vida de quem pratica".

 

  • Sexta-feira (20/11)Sexta-feira (20/11)

Local: Ginásio do Centro Universitário Jorge Amado, Paralela
19h – Aula com mestre Suassuna, um dos mais importantes mestres de capoeira do mundo, seguido de um bate-papo com mestre Medicina, coordenador geral do Grupo Raça.

  • Sábado (21/11)

Local: Mansão do Caminho, Pau da Lima
08h30 – Batizado e troca de cordão dos alunos do Grupo Raça. Neste dia estarão presentes todos os alunos, professores, contra mestres e mestres que fazem parte ou são amigos do Grupo Raça para uma verdadeira celebração da capoeira. São esperados capoeiristas de sete estados e quatro países.

  • Domingo (21/11)

Local: Farol da Barra
08h30 – O domingo na capital baiana vai ser de capoeira. Neste dia, mais de 600 capoeiristas, todos vestindo a tradicional roupa branca, comparecerão ao Farol da Barra para um "aulão" do mestre Medicina, seguido de uma roda que promete entrar para a história. Todos os capoeiristas e admiradores do esporte símbolo da Bahia estão convidados.