Londrina:  “Memórias do Recôncavo – Besouro e outros capoeiras”
24 Abr 2015

Londrina: “Memórias do Recôncavo – Besouro e outros capoeiras”

O Museu de Arte de Londrina vai exibir nesta sexta-feira (24), a partir da 16h30 o documentário “Memórias do Recôncavo – Besouro

24 Abr 2015

O Museu de Arte de Londrina vai exibir nesta sexta-feira (24), a partir da 16h30 o documentário “Memórias do Recôncavo – Besouro e outros capoeiras”, com entrada gratuita.

A sessão de 52 minutos faz parte da programação da exposição “A capoeira dos sentidos” que vai até 30 de abril. O museu fica na rua Sergipe, 640, região central.


O documentário de 2008 foi feito pelo cineasta, capoeirista, músico e professor da Universidade Federal da Bahia, Pedro Abib.

A produção conta a história do surgimento da capoeira no Recôncavo baiano, local que concentrou grande parte do início da cultura afro-brasileira. São depoimentos de antigos moradores, mestres de capoeira, historiadores e pesquisadores, que junto a imagens raras ilustram a produção que conta a vida do capoeirista Besouro Mangangá, um dos mais conhecidos na história da modalidade.

A capoeira é considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco e é parte da identidade brasileira. A exposição “A Capoeira dos sentidos” faz parte do projeto “Eu sou por que nós somos”, contemplado pelo Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras de 2014, promovido pelo Centro de Apoio e Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (CADON).
Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

one × 2 =