Nestor Sezefredo dos Passos Neto, nasceu em 29 de setembro de 1946, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde conheceu, pelas mãos do lendário mestre Leopoldina em 1965, no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no qual cursava Engenharia, o esporte pelo qual se apaixonaria e que lhe renderia o apelido usado até hoje: a capoeira.
Entrou para o Grupo Senzala do Rio de Janeiro e recebeu sua “corda vermelha”, graduação máxima da categoria, em 1969, mesmo ano em que concluiu a faculdade. No início da década de 70, resolveu expandir seu campo de atuação, tornando-se o pioneiro do ensino e da divulgação do esporte na Europa.
Em 1978, protagonizou o longa-metragem Cordão de Ouro, vivendo um herói capoeirista.
Escreveu, em 1981, O pequeno manual do jogador de capoeira. Publicado também nos Estados Unidos e na França, foi o primeiro de uma trilogia sobre o esporte. Os outros foram Galo já cantou, em 1985, e Capoeira, os fundamentos da malícia, em 1992. Escreveu ainda, em 1988, o romance de aventuras A balada de Noivo-da-vida e Veneno-da-madrugada.