Mulher na Capoeira Gaúcha
No mês de março ( 8 á 12), realizou-se o encontro“ Mulheres da Capoeira”, em Porto Alegre/ RS, com apoio da Secretaria de Cultura.
O evento teve rodas, discussões e encaminhamentos, como o anteprojeto de lei que constitua o Encontro Feminino de Capoeira, com verba e representatividade, para isso foi feito abaixo assinado.
As capoeiristas gaúchas já tem em sua história muitas conquistas: 3 Encontros Femininos, maior delegação feminina no I Congresso Nacional de Capoeira, aumento do número de oficineiras de capoeira na secretaria de cultura, remuneração nos eventos, convidada feminina no Fórum Gaúcho de capoeira ( C.Mestra Mara / SP, em 2003), entre outros.
Este ano tivemos ainda: o Grupo Afro Sul, que apresentou dança afro, com os orixás femininos, mesa redonda com Iara Deodoro (coordenadora do Afro Sul),Beatriz (representante da Prefeitura Municipal de POA),Camilo de Lélis(Coordenador da Descentralização de Cultura), Instrutora Regina (grupo Guarda Negra e Departamento Feminino da Liga Regional de Capoeira), Instrutora Didi , Graduada Foca e Monitora Dibarro (grupo Camboatá).
Pontos importantes abordados: O olhar da mulher nos projetos sociais, a luta das mulheres, conquistas históricas na sociedade e na capoeira, a mulher negra capoeirista, inclusão, comissão feminina representativa, novos rumos.
Mestre Tucano (grupo Camboatá) fez homenagem ás mulheres e citou a importância de coordenadores de grupos buscarem espaços de igualdade.
As mulheres finalizaram o debate cantando músicas que fazem referência positiva a mulher na capoeira.
O evento encerrou com show organizado pelas mulheres (puxada de rede, maculelê, samba de roda, show com fogo) e roda aberta, no palco da Usina do Gasômetro, com o tradicional pôr-do-sol do Guaíba e grande público presente.
[email protected] (Instrutora Didi)
[email protected] (Graduada Foca)
[email protected] ( Instrutora Regina)
[email protected]( Monitora Dibarro)