Portal Capoeira A Capoeira não é uma obra completamente acabada, exclusiva de um grupo de pessoas Capoeira Mestres
Capoeira | Mestres

A Capoeira não é uma obra completamente acabada, exclusiva de um grupo de pessoas

“A Capoeira não é uma obra completamente acabada, exclusiva de um grupo de pessoas.”

A CAPOEIRA É UMA EXPRESSÃO POPULAR DE MUITA FORÇA. MUITA GENTE COM EXPECTATIVAS E NECESSIDADES DIFERENTES PODE SE BENEFICIAR ATRAVÉS DA SUA PRÁTICA

Mestre Acordeon

 

 

Trecho do livro Mandinga em Manhattan *

Mestre Acordeon defende a Capoeira Contemporânea e questiona o conceito de tradição, sinalizando uma nova Capoeira-Angola praticada nas escolas fechadas, com regras, sequências de movimentos e uniforme.

Na verdade, gosto da estética dessa capoeira e de sua proposta em termos de valorização de suas músicas, rituais e africanidade. No entanto, esta capoeiragem é uma invenção muito recente. De certa forma, apresenta uma atitude que lembra de perto uma atitude de alguns negros norte-americanos mais radicais, postura que já começou a cair de moda nos Estados Unidos. Acho sua retórica academicamente construída; sua posição em termos de de assuntos sociais, “politicamente correta” em demasia, e seu método de treinamento muito europeu e contemporâneo. A meu ver, essa estratégia é incongruente com as manifestações mais espontâneas de uma arte com raízes africanas tão fortes como a capoeira.

  • Trecho do livro Mandinga em Manhattan – Lucia Correia Lima.

Artigos Relatados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *