Feira de Santana: Capoeira e Projeto Social no Papagaio
Professor busca ajudar crianças e adolescentes através da capoeira no bairro Papagaio
Os interessados em ajudar o projeto ‘Aprender mais capoeira’, doando materiais, alimentos e até mesmo recursos, podem entrar em contato com o professor Falcão.
Por meio de um projeto solidário, o mestre e professor Joselito Conceição, conhecido como mestre Falcão, tem buscado ajudar crianças e adolescentes, com idades entre 8 e 18 anos, ensinando a arte de lutar capoeira, no bairro Papagaio.
Em entrevista ao Acorda Cidade, mestre Falcão contou que o projeto ‘Aprender mais capoeira’ começou há dois meses e já conta com 20 alunos. As aulas são gratuitas e acontecem às segundas e quartas-feiras, das 18h30 a 19h30.
“Há muitos anos eu dou aulas em Feira de Santana e cidades vizinhas, desde que me graduei mestre, e tive o pensamento de fazer algo diferente socialmente com as crianças. Então comecei esse projeto, para tentar tirar as crianças da área de risco”,
afirmou o mestre Falcã
Como ainda não possui um local próprio, ele resolveu montar a academia nos fundos da sua residência, e mantém o projeto com recursos próprios e o auxílio da esposa, que é coordenadora pedagógica.
“Eu sou restaurador de calçados, conhecido como sapateiro, e daí trago os recursos para a academia. A pandemia trouxe muitas dificuldades para todos, mas estamos tentando levar o projeto com muitos cuidados e higiene para as crianças. Eu e minha esposa que é coordenadora pedagógica”, disse.
Segundo mestre Falcão, o projeto precisa de apoio financeiro e materiais, a exemplo de fardamentos para os alunos e alimentação. Algumas mães auxiliam com recursos para compra do lanche, como pães e cachorros-quentes.
Um dos beneficiados com o projeto, Hugo Oliveira Barbosa, de 10 anos, disse que sempre foi um sonho lutar capoeira. “Depois que eu soube que mestre Falcão estava dando aula vim participar. Espero que as pessoas possam ajudar a comprar os fardamentos”, disse o garoto.
Os interessados em ajudar o projeto ‘Aprender mais capoeira’, doando materiais, alimentos e até mesmo recursos, podem entrar em contato através do telefone 75 98166-1428 (professor Falcão).
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Autor: Lailene Cruz