atabaquecorda

Macapá-AP: Capoeira, Teatro e Comunidade

Capoeira e teatro acompanham crianças e adolescentes dentro das vertentes culturais, tendências artísticas presentes na comunidade do bairro Brasil Novo em Macapá-AP.

Quem tem a oportunidade de freqüentar o bairro Brasil Novo percebe que a representação da cultura é uma das principais características do local. Para oferecer lazer gratuito à população, várias famílias se dividem em grupos para oportunizar a difusão da capoeira, artesanato, música e dança.

É por meio dessas tendências artísticas que crianças, adolescentes e adultos se divertem todos os dias e aprendem como acontece as vertentes culturais. Acompanhe um pouco sobre a história que já rende bons frutos para a comunidade:

CAPOEIRA

No Brasil Novo essa modalidade esportiva é representada, através da Associação de Capoeira Brilho da Liberdade. Os ensinamentos do contra mestre Chicão e dos professores Gerson e Pedro Henrique são passados todos os dias para os alunos. Para efetivar as ações duas turmas compostas por 80 alunos, participam de aulas de segunda a sexta, nas dependências da Escola Estadual Maria Cavalcante e Escola de Música Amilar Arthur Brenha.

As dificuldades para participar do grupo são muitas, uma vez que boa parte dos alunos da Associação não possui condições de obter as roupas recomendadas para a prática da capoeira. Apesar de tudo isso, os alunos freqüentam fielmente as aulas e sempre agradecem pelos ensinamentos.

A iniciativa deu tão certo, que várias pessoas já foram beneficiadas diretamente com as ações da Associação. " O nosso trabalho é fundamental na comunidade. Vários jovens que estavam em situação de risco saíram do mundo da marginalidade, por conta da capoeira, e isso não tem preço. Somos felizes por ajudar o Brasil Novo e todas as nossas crianças e adolescentes" , afirmo o contra mestre Chicão.

TEATRO

Circo, teatro e dança. Essas características culturais são bem representadas no bairro, por meio dos artistas que integram o famoso grupo " Da Trupe Leões da Arte" . Desde o ano 2000, dançarinos, palhaços, malabaristas e atores se apresentam nas comunidades da cidade de Macapá.

Para o artista Eudo Augusto, a junção de todas essas peças culturais resulta na alegria da população, que diariamente é prejudicada com a falta de oportunidades. O trabalho dos seis artistas que compõe o " Da Trupe" chega ao Brasil Novo com muito louvor e reconhecimento, por parte dos moradores do Brasil Novo.

Para este segundo semestre, o grupo promete várias oficinas de iniciação ao teatro e arte circense. " Queremos colocar a comunidade em contato direto com esse mundo mágico" , diz Eudo.

Artigos Relatados

0 0 votos
Avaliar Artigo/Matéria
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários