A “História da Capoeira” por Eduardo Bueno
Um vídeo, no mínimo interessante pela forma descontraída e bem humorada, onde o autor revela diversos fatos históricos relacionados a nossa “ARTE-LUTA”, uma narrativa, que no meu ponto de vista, enquanto editor desta Portal, vale muito a pena… serve para refletir e fomentar uma maior curiosidade histórica sobre este emaranhado de acontecimentos e ligações disformes e até incongruentes da nossa capoeiragem… Fica a sugestão para aqueles ainda são leigos neste universo, assim como para mestres e doutores… Ressalto a interessantes passagens onde Bueno fala sobre a “A Capoeira 100% Brasileira, “A Invenção da Tradição” e sobre a intrínseca ligação da “CAPOEIRAGEM A CAPANGAGEM”.
Luciano MIlani – Editor
A “História da Capoeira” por Eduardo Bueno
O canal Buenas Ideias já te explicou que a história pode ser rápida e rasteira, não é?
E também que ela é composta tanto por fatos como por fabulações e você, bom aluno, memorizou isso direitinho. Faz sentido que então que as origens da fantástica e lendária capoeira estejam envoltas em mitos – tanto elogiosos quanto caluniosos.
No entanto, conhecer e separar os mitos dos fatos é fundamental, e é isso que Eduardo Bueno* tenta fazer com uma voadora neste fascinante episódio sobre a capoeira, a arte marcial musical, patrimônio cultural tipicamente brasileiro.
Conheça a história da capoeira, suas criminalizações e mitificações… e inscreva-se no canal, se não levará um rabo de arraia! Sobe o som do berimbau, moçada!
* Eduardo Bueno OMC (Porto Alegre, 30 de maio de 1958) é um jornalista, escritor e tradutor brasileiro.
Atualmente comanda o canal Buenas Ideias no YouTube, que narra a história do Brasil de forma descontraída. Bueno iniciou a vida profissional aos dezessete anos, como repórter do jornal gaúcho Zero Hora, onde ganhou o apelido de “Peninha”, mesmo nome do personagem da Walt Disney Productions que trabalha no jornal A Patada. Atuou como editor, roteirista, tradutor, e trabalhou em diversos veículos de comunicação. Formou-se em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Ficou conhecido do público jovem gaúcho pela sua participação no programa “Pra Começo de Conversa”, da TV Educativa de Porto Alegre. Em 1988, teve também um quadro em outro programa daquela emissora educativa gaúcha, no horário do almoço, ao lado de Maria do Carmo Bueno, Zé Pedro Goulart, Cândido Norberto e outros. Também integrou a equipe do jornalista paulista Augusto Nunes no jornal Zero Hora.
Ficou conhecido nacionalmente por traduzir “On the Road”, de Jack Kerouac, um clássico da cultura beatnik da década de 1950, que traduziu para o português como “Pé na Estrada”. À época (sua tradução é da década de 1980), não apenas aderiu ao movimento, como também se tornou um de seus maiores divulgadores no país.
Aproveitando o contexto de preparação das comemorações pelos quinhentos anos do descobrimento do Brasil, fechou contrato com a Editora Objetiva para a redação de quatro livros sobre História do Brasil voltada para leigos, a Coleção Brasilis:
- A Viagem do Descobrimento (1998)
- Náufragos, Traficantes e Degredados (1998)
- Capitães do Brasil (1999)
- A Coroa, a Cruz e a Espada (2006)
No seu canal do YouTube, o Buenas Ideias, ele tem apresentado a série “Não vai cair no ENEM” que trata de temas relacionados à História do Brasil discutidos na Coleção Brasilis. Eduardo participa juntamente com Marcelo Madureira no programa “Contraditórios” do canal Passaralho.
Embora suas obras sejam utilizadas no cotidiano das salas de aula brasileiras e Bueno seja por vezes confundido com um historiador, sua formação acadêmica e experiência profissional são na área de jornalismo, o que lhe rende críticas por parte de alguns historiadores, que avaliam seus livros como superficiais e presos ao campo das curiosidades históricas, prejudicando a publicação de trabalhos mais rigorosos do campo historiográfico. Ainda assim, ao menos em termos de vendagem de livros, o autor se destaca.
O autor considera, ainda, que há espaço para outras obras e afirma ter desejo de escrever ainda sobre o período pré-Cabralino, sobre as bandeiras e sobre o Brasil Holandês.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Bueno