Antônio Carlos Moraes – Mestre Caiçara

Depoimento – Mestre Caiçara – 1ª Jornada Cultural de Capoeira

Em parceria com o camarada Bruno Souza, conhecido na capoeira como Teimosia, estamos disponibilizando para download, um depoimento de Antônio Carlos Moraes, o Mestre Caiçara, durante a 1a. Jornada Cultural de Capoeira, realizada em Ouro Preto, Minas Gerais no ano de 1987.
Um documento de grande valor histórico… Vale a pena fazer o download e fazer uma reflexão sobre as palavras do Mestre.
 
Luciano Milani
Depoimento – Mestre Caiçara
 
Controverso. Polêmico. Imprevisível. Pelo muito pouco que pude experienciar do legado do Mestre Caiçara, através de livros, áudio e vídeo, nenhum dos adjetivos anteriores pode definí-lo… embora todos pareçam mostrar um pouco da sua personalidade.
 
Nessa gravação, realizada durante a 1a. Jornada Cultural de Capoeira (promovida pelo Mestre Macaco e o Grupo Ginga em Ouro Preto, 1987), o Mestre Caiçara expõe seu ponto de vista sobre diversos assuntos –
Mestre Bimba, Mestre Pastinha, Mestre Aberrê, o maculelê, a religião, as crianças, as mulheres, o racismo, a comercialização da capoeira.
 
As palavras por vezes são duras, e certamente vão incomodar alguns ouvintes – cabe a nós interpretar e contextualizar os dizeres do mestre. Onde a carapuça assentar, saberemos que um ponto sensível foi
cutucado.
 
As gravações foram feitas paralelamente a uma série de palestras, e por vezes o som das palmas abafa as palavras do mestre. Além disso, a idade da fita K7 é responsável por chiados e distorções – por esses, peço desculpas a todos.
 
Para baixar o arquivo, clique nos links abaixo:
Axé
Teimosia

Artigos Relatados

0 0 votos
Avaliar Artigo/Matéria
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários