Mestre Russo de Caxias: O Zelador
Jonas Rabelo, conhecido na capoeiragem como Mestre Russo de Caxias, iniciou-se na Capoeira em 1968. Através de amigos começou a assistir as apresentações de suas respectivas escolas de capoeiragem em eventos festivos, nos quais passou a freqüentar ativamente como jogador convidado.
Em 1972 foi apresentado ao Mestre Barbosa, com quem treinou até 1975.
No dia 3 de junho de 1973, dia do Santo Antonio, um grupo de amigos capoeiristas organizou uma roda em uma festa na comunidade da Igreja Católica Santo Antonio.
{youtube}v=rIZqbU0rvUk{/youtube}
“Eu prefiro ser conhecido como um dos zeladores dessa cultura.”
Após esta roda “inaugural”, decidiram mantê-la todos os fins de semana, na praça do Pacificador (Caxias/RJ). “Apesar de jovens nós tínhamos consciência que a capoeira tinha que ser apresentada ao povo, que ela tinha que ser devolvida a quem lhes pertencia. Porque a capoeira é uma manifestação popular” (Mestre Russo). Surgia então uma das mais tradicionais rodas de rua do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo : a Roda de Caxias.
O trabalho continua com as novas gerações de capoeira e Caxias é um celeiro de bambas, de onde saíram bons frutos, hoje espalhados por todo o mundo.
Mestre Russo é o Zelador da Roda e Caxias, preservando a tradição, a ética e os fundamentos dessa que é uma das mais tradicionais rodas de rua do Brasil.
com objetivo de registrar e divulgar esta história é que foi produzido um DVD sobre Mestre Russo e seu trabalho como “zelador” há mais de 30 anos da Roda Livre de Caxias.