1ª Semana de Integração Cultural Internacional de Capoeira
Grupo Abadá Capoeira e Fundação de Cultura contam a história do esporte
Até domingo, o grupo Abadá Capoeira seguem com a as atividades da 1ª Semana de Integração Cultural Internacional de Capoeira. O evento é em parceria com a Fundação de Cultura e acontece sempre na gare da Estação das Artes, que abriga diversas atividades culturais promovidas pelo grupo, entre elas aulas de rítmo e rodas de capoeiras com alunos de outras cidades da região e com integrantes da terceira idade.
A Estação das Artes também mantém aberta a visitação a exposição ‘E o negro chegou…’, que pode ser visitada até o dia 25 de agosto, de segunda à sexta-feira, das 10 às 18 horas. Aos sábados de 9 às 15 horas.
Durante toda a semana serão contadas histórias de capoeiristas, projeto denominado ‘Livro Vivo’. “Muita gente entrou na capoeira para se livrar das drogas e do mau caminho. Temos histórias lindas de vida e o grupo Abadá leva a cultura brasileira para vários lugares do mundo. Temos projetos em 56 países”, contou Luíz Carlos Rocha, o professor Pretinho, um dos responsáveis pelo grupo Abadá Capoeira.
Segundo o prefeito Jonas Marins, a capoeira não é apenas diversão e começa a ser mais valorizada no município. “Estamos dando apoio a esse evento, mas queremos fazer muito mais. Já estamos montando um projeto, em parceria com o grupo Abadá, com o objetivo de fazer de Barra Mansa a Cidade da Capoeira e montar um centro cultural, com um ‘capoeiródromo’”, anunciou Jonas, que já jogou capoeira na adolescência.
PROGRAMAÇÃO
Hoje
8 horas – Aulão da melhor idade
9h30min – Treinamento de jogos
14 horas – Apresentação do Livro Vivo
15 horas – Palestra ‘Desenvolvimento da Capoeira no mundo’ com professor Pretinho
15h30min – Apresentação de Taekwondo – Professor José Luiz
16 horas – Roda de capoeira dos Super Heróis
17 horas – Sorteio de brindes
18 horas – Apresentação de cinema
Amanhã
8 horas – Roda de capoeira caipira
9h30min às 11 horas – Exposição de capoeira
14 horas – Roda de capoeira
16 horas – Sorteio de brindes
18 horas – Sopão da capoeira
Sábado
8 horas – Espetáculo teatral ‘No tempo da escravidão’ – ao lado da biblioteca municipal
Domingo
10 horas – Aulão de capoeira – Parque Centenário (Parque das Preguiças)