Portal Capoeira Aniversário de Mestre Bimba!!! Eventos - Agenda

Aniversário de Mestre Bimba!!!

Viva seu Bimba!!!

Em homenagem ao aniversário de Mestre Bimba, que nasceu em 23 de Novembro de 1900 (segundo documento obtido na Comissão de Desportos da Aeronáutica no Estado da Guanabara) separamos uma coletânea de matérias, livros, músicas, videos e arquivos disponíveis no Portal Capoeira que falam sobre Mestre Bimba, uma das mais importantes figuras da capoeira.


Leia, pesquise e conheça mais sobre este ícone da cultura Brasileira…

Separamos em tópicos as nossas sugestões de leitura e entretenimento:

 

  • Livros
  • Músicas
  • Videos
  • Fotos
  • Artigos e Publicações
Alguns depoimentos (*retidados do filme “MESTRE BIMBA, A CAPOEIRA ILUMINADA”) de personagens importantes da capoeira:

Frede Abreu, historiador

sobre o “Marketing” pessoal de Bimba:

“Mestre Bimba surpreende a sociedade, com um outro tipo de comportamento. O que era a expectativa da sociedade em torno de um capoeirista, ele contraria. Ele aparece como um homem direito, como um homem sério.”

Carlos Eugênio Líbano, antropólogo

sobre o projeto de Bimba de dar dignidade à capoeira:

“Mestre Bimba tinha uma inteligência viva, muito superior à maioria. Ele tinha uma visão de longo prazo que poucos tinham. Ele percebe que a capoeira estava enredada na repressão. Então, ele se vê como o redentor da capoeira, como o modernizador da capoeira. Ela tem que deixar de ser uma coisa marginalizada, proibida, reprimida, descriminada.”

Americano (Muniz Sodré), aluno de Bimba

Sobre as prisões de capoeiristas na Bahia do século passado:

“Do que eu sei, do que eu ouvi Bimba contar, negro que era capoeirista na rua era amarrado no rabo do cavalo e era levado até o quartel de modo que se dizia que era melhor brigar perto do quartel porque aí a distância que lhe amarravam no cavalo não era tão grande.”

Mestre Itapoan, aluno de Bimba

Sobre a fase “Capoeirista de Rua” de Bimba:

“Mestre Bimba teve uma fase de capoeirista de rua. Chegou ao ponto inclusive, teve preso tantas outras vezes, que o delegado chamou ele uma vez e quis botar ele como inspetor de quarteirão do bairro que ele morava, porque aí, ele ia se policiar porque era o inspetor e não ia brigar entendeu? Ia ficar mais calmo. Mas ele disse que não que capoeira sempre teve contra a polícia, como é que ele ia ficar do lado da polícia?”

Mestre Decanio, aluno de Bimba

Sobre a atividade de estivador de Bimba:

Ele era ajudante de carregador. O trabalho dele principal qual era?
carregar a faca dos estivadores. Como? Ele subia o elevador do taboão. Onde tinha um posto policial, que, correr os estivadores, que eram conhecidos como valentões, como brigões, pra pegar as facas.

Comprava um pão de um quilo, isso ele me contou foi assim cortava no meio, enfiava fazia um buraco e botava o cabo, enfiava do outro lado e emendava o pão. Passado o posto policial, ele entregava os pães a cada estivador e ia embora.

 

Selecione o tópico e saboreie as nossas sugestões de leitura e entretenimento:

Artigos Relatados

0 0 votos
Avaliar Artigo/Matéria
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários