Barra da Coroa: Capoeira & Roda da Amizade
CAPOEIRAS DE BARRA DO CORDA FAZEM RODA DA AMIZADE
Os moradores das proximidades do Morro do Calvário, Centro e Altamira de Barra do Corda, foram surpreendidos na tarde de 31 de dezembro, por uma manifestação singular, era o cortejo de capoeiras que subiam o Calvário para realizarem a segunda edição da Roda da Amizade.
De berimbaus e outros instrumentos de capoeira em punho, os mais de cem capoeiristas de Barra do Corda que participaram da manifestação, se concentraram na Praça Maranhão Sobrinho, no Centro da cidade e com a alegria da vibração de seus instrumentos, subiram o morro em cortejo. Na Porta da Igreja, realizaram a 2ª Roda da Amizade.
O objetivo da manifestação, é lembrar à sociedade cordina a importância da capoeira vivenciada em Barra do Corda. A inciativa foi do Grupo Angoleiros da Barra, o GABA Capoeira Angola, mas contou com a participação dos alunos do Trabalho Educacional Roda Mundo-Capoeira Angola, da Secretaria Municipal de Educação de Barra do Corda, cuja coordenação é do professor Irapuru; do Grupo Passos da Liberdade, do Bairro Altamira, encabeçado pelo Formado Papagaio e pelo Professor Mateus; e do Mundo Capoeira do Bairro Tamarindo, que tem a frente o Contra-Mestre Macaco.
A Roda da Amizade teve início no reveion de 2009, e tem como objetivo principal promover a confraternização entres os praticantes de capoeira de Barra do Corda, independente de estilo ou grupo, e lembrar que um dos maiores ensinamentos da arte capoeira, é a convivência e o respeito entre os diferentes.
O axé foi fortíssimo, e os capoeiras de Barra do Corda saudaram as conquistas de 2010, tiveram suas energias renovadas para os desafios do ano de 2011 e demonstraram que Barra do Corda tem inquestionável vocação para a Capoeira.