Seminário de Proposição Para Políticas Públicas da Capoeira da Bahia
Nos dias 11 e 12 de dezembro, os mestres, contra-mestres e professores de capoeira estarão reunidos em um seminário que pretende discutir as metas e políticas públicas da capoeira na Bahia, além de propor a manutenção dessa tradição ancestral para a capoeira mundial.
Trata-se de um movimento destinado a discutir a posição dos capoeiristas, na meca da capoeira do mundo. Os seminários devem produzir uma proposta que deverá ser entregue ao Ministro da Cultura Juca Ferreira, ao Governador Jacques Wagner e a bancada baiana de deputados federais eleitos.
Seguindo a proposta de discussão dos encontros Pró-Capoeira realizados pelo MINC, os mestres estarão reunidos com vistas a garantir que a tradição de capoeira seja mantida e disseminada nos cinco continentes, evitando que a arte-luta se torne objeto de descaracterização cultural.
Ainda dentro da proposta dos Seminários de Capoeira, será discutida a sugestão de transformar o Forte de Santo Antônio Além do Carmo, mais conhecido como Forte da Capoeira, em um Centro Nacional e Internacional de Referencia para estudos étnicos voltados ao tema.
Vejam abaixo a programação:
11/12 Sábado
9:00 Credenciamento
10:00 Mesa de Abertura
12:00 às 13:00h Intervalo para Almoço
13:00 às 17:00h GT´s
1- Capoeira Identidade e Diversidade
2- Políticas de Fomento e Auto Sustentabilidade
3- Capoeira e Educação/ Esporte e Lazer
4- Regulamentação
12/12 Domingo
09:00 Plenária Final – produção do documento
LOCAL: FORTE DA CAPOEIRA – Largo do Santo Antonio – Salvador-BA