Homenagem: Mestre Canjiquinha: “A Alegria da Capoeira”
"A Capoeira é alegria, é encanto, é segredo"
Em homenagem à Washington Bruno da Silva (Mestre Canjiquinha), o Portal Capoeira exalta o Mestre, propondo a toda comunidade capoeirística "A ALEGRIA NA CAPOEIRA"
Dia 25 de Setembro, Canjiquinha iria completar 82 anos, se estivesse "fisicamente vivo"…
Washington Bruno da Silva, nasceu em Salvador (BA), em 25 de Setembro de 1925, filho de D. Amália Maria da Conceição. Aprendeu Capoeira com Antônio Raimundo – o legendário Mestre Aberrê. Iniciou-se na Capoeira em 1935, na Baixa do Tubo, no Matatu Pequeno. "No banheiro do finado Otaviano" (um banheiro público). Filho de lavadeira, Mestre Canjiquinha foi sapateiro, entregador de marmita, mecanógrafo. Dentre outras atividades foi também jogador de futebol (goleiro) do Ypiranga Esporte Clube, além de cantor de boleros nas noites soteropolitanas.
Leia mais sobre o Mestre Canjiquinha…
Outras Referências Importantes:
Documento Histórico: Canjiquinha a Alegria da Capoeira
Videos: Aula de Mestre Canjiquinha – 1ª Parte e 2ª Parte
Galeria de Videos:
Mestre Canjiquinha: Circo Voador, Rio de Janeiro, 1984
Entrevista curta com o Mestre Canjiquinha
Capoeira em cena – Mestre Canjiquinha
Na semana de 25 de Setembro, vamos todos formar uma grande roda… Vadiar em homenagem ao Mestre e celebrar os 82 anos de sua "Vida e Alegria para a Capoeira"
É assim que devemos ver… apesar de não estar neste plano, ele continua vivo, na essência da própria Capoeira!!!
Sugestão do Portal Capoeira: Na caixa de Pesquisa do site (localizada na parte superior esquerda) digite: Mestre Canjiquinha e na próxima tela selecione o campo "todas as palavras"