Ações & Repercussões: Coronavírus – COVID-19
17 Mar 2020

Ações & Repercussões: Coronavírus – COVID-19

Ações & Repercussões: Coronavírus – COVID-19 Uma das definições mais utilizadas na capoeiragem para descrever a essência da nossa arte: CAPOEIRA É

17 Mar 2020

Ações & Repercussões: Coronavírus – COVID-19

Uma das definições mais utilizadas na capoeiragem para descrever a essência da nossa arte: CAPOEIRA É PERGUNTA E RESPOSTA…

Sempre acreditei na preservação e na valorização da arte e da cultura popular, acredito que o universo da capoeira é parte integrante deste contexto, um elemento “vivo” e multifacetado, envolto na mágica e no mistério da oralidade, entranhado no corpo e na memória de todo brasileiro… acredito também que  “A toda ação sempre há uma reação de mesma intensidade e direção, porém sentidos opostos.”

Terceira Lei de Newton (princípio da ação e reação): 

Quando um capoeirista “negaceia ou aplica um golpe”, ele consegue mudar a trajetória/comportamento do companheiro de jogo pois exerce uma força/ação sobre ele. No entanto é razoável pensar que outro capoeirista também exerce uma força/ação sobre o 1º capoeirista, afinal ele sente o impacto ou reage ao “movimento”, criando um novo contexto e uma infinidade de possibilidades daquilo que entendemos por “PERGUNTA E RESPOSTA”.  Ao sentar sobre uma cadeira, a gravidade exerce uma força sobre nós da mesma forma que cadeira também o faz, pois não atravessamos a cadeira e caímos no chão – a cadeira nos “segura”.

Então, podemos concluir que cada vez que um corpo A exerce uma força sobre um corpo B, este mesmo corpo B exerce uma força sobre o corpo A. Essa, então é a Terceira Lei de Newton (ou princípio da ação e reação ou capoeirísticamente falando “PRINCIPIO DA PERGUNTA E RESPOSTA”).

É claro que esta reflexão nos leva ao outro lado da moeda: Toda a expansão da capoeira, que encontrou um amplo nicho de mercado, a ser explorado pelos grupos de capoeira, que em meados da década de 70 iniciaram o processo de “internacionalização da capoeira” que incluia rodas, apresentações e shows, em hotéis, pousadas, resorts e praças públicas, culminou em uma massiva globalização da nossa cultura e da nossa arte-luta. Hoje somos milhões de praticantes e estamos espalhados pelos quatro cantos do mundo… grande parte desta enorme comunidade (os profissionais), vive exclusivamente da capoeira (eventos, aulas, viagens, workshops, etc…).

SERÁ UMA DURA BATALHA SOCIAL E ECONÔMICA PARA TODOS NÓS!

Nossa capoeiragem é patrimonio imaterial… é cultura… é desporto… é cidadania… é social… é digital… é tradição… é amor… enfim a capoeira é VIVA…

Toda nossa comunidade tem agora um duro e importante passo pela frente: TEMOS DE LUTAR COM AFINCO, GINGAR E NEGACEAR, PARA CONTER O SURTO E A PANDEMIA DO COVID-19.

Chegou o momento de dar uma resposta clara, de agir com ética e responsabilidade social!!!

 

Fica a reflexão, na certeza que depois da tempestade virá a calmaria e melhores dias virão…

Luciano Milani

 

 

A RESPOSTA:
Ações & Repercussões: Coronavírus – COVID-19

Ações & Repercussões: Coronavírus - COVID-19 Capoeira Portal Capoeira

 

Por todo o mundo nossos amigos e companheiros vem dando sua “RESPOSTA”, agindo de forma coerente e responsável… parabéns a todos os profissionais que estão lutando e fazendo sua parte para ajudar nesta luta contra o coronavírus.

Nota Oficial:

A Associação Herança Cultural Capoeira tem acompanhado as notícias sobre o COVID-19 (Coronavírus), e seus impactos na rotina e saúde de todos. Focada na segurança e no bem-estar não só de seus participantes, mas de toda a comunidade com quem também a associação está bastante preocupada estamos seguindo os conselhos e orientações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
Neste sentido segundo decreto nº 64.862, de 13 de março de 2020 de São Paulo o governador JOÃO DORIA, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais e considerando a existência de pandemia do COVID-19 (Novo Coronavírus), nos termos declarados pela Organização Mundial da Saúde, Decreta:

Artigo 4º – No âmbito de outros Poderes, órgãos ou entidades autônomas, bem como no setor privado do Estado de São Paulo, fica recomendada a suspensão de: Ver tópico

I – aulas na educação básica e superior, adotada gradualmente, no que couber; Ver tópico

II – eventos com público superior a 500 (quinhentas) pessoas. Ver tópico

Assim, por ser o XIV Encontro Associação Herança Cultural Capoeira um espaço que reunirá número expressivo de participantes, por ter a participação de alguns dos grupos de risco da pandemia como Mestres com mais de 60 anos de idade o conselho de Mestres da Associação, na pessoa de seu presidente senhor Carlos Alberto Lanatovitz, Mestre Catitu, vem com pesar por meio desta nota informar que o XIV Encontro Associação Herança Cultural Capoeira está ADIADO.

 

A Associação prima pela saúde e bem-estar de todos e está comprometida em encontrar uma nova data para realização desta festa, que é tão importante no cenário da capoeira. Adotamos as medidas necessárias, e seguiremos tomando decisões de acordo com as diretrizes dessa associação.

Qualquer dúvida ou informação, favor entrar em contato pelos emails: [email protected] e [email protected], telefones: (11) 983818056 e (11) 9 84549924.

Atenciosamente,

Associação Herança Cultural Capoeira

 


 

Espero que estejam todos bem…

Temos um grande problema e uma enorme responsabilidade pela frente…

Todos somos diretamente responsáveis por este processo e devemos ter muita atenção e coerência…

Atitudes, que segundo aquilo que acredito, devem ser tomadas de imediato:

  • Cessar imediatamente as aulas
  • Cancelar todo e qualquer tipo de evento.
  • Deixar de viajar.
  • Respeitar as remomendacões da OMS e do Governo local.
  • Nas próximas semanas restringir ao máximo os contatos sociais.

Sei que tudo isso é algo muito difícil de digerir e implementar, visto que nossa classe profissional depende em sua grande maioria desta relação aula/evento/viagens para ganhar o sustento diário.

Estamos passando por uma fase nuclear e muito complicada… Tenho quase a certeza de que ainda vai piorar antes de melhorar… (historicamente documentado).

Cabe a cada um de nós fazer a nossa parte…

Atitudes corajosas e responsabilidade social… Este é nosso norte!

Parabéns aos amigos e aos responsáveis por trabalhos que já se posicionaram de forma coerente…

Todos vamos sofrer e não será fácil, mas tenho a certeza que estamos unidos em prol da superação…

Axé

CAL – Capoeira Arte e Luta
Luciano Milani

 


 

Por motivos de prevenção e de aconselhamento por parte das entidades competentes, as aulas e treinos de Capoeira Regional do CCCB-GMR em Guimarães, Portugal estão encerradas a partir de “12 de Março” (Quinta-Feira) até que a situação do Covid-19 se estabilize. Relembramos a todos que é importante seguir as orientações da Direção Geral da Saúde, neste momento difícil que estamos a atravessar, adotando medidas básicas de prevenção tais como:

-Desinfectar e lavar bem as mãos com álcool 70 ou desinfetante apropriado.
– Evitar locais fechados e aglomerações de pessoas.
Se tiver sintomas suspeitos, tais como febre ou tosse, mantenha-se em casa em resguardo e ligue para a linha saúde 24 do SNS (808 24 24 24), para que lhe sejam dadas as devidas orientações, caso tenha dificuldades respiratórias dirija-se as urgências mais próxima de si e evite o máximo o contato com outras pessoas, principalmente idosos.

Em breve mais informações sobre o retorno das atividades. Tentaremos compensar todos os alunos quando retomarmos o normal funcionamento.

Obrigado pela compreensão.

Att,

Centro Cultural Capoeira Baiana-CCCB
Mestre Careca
Guimarães, Portugal

 

Todos somos responsáveis!!! Faça sua parte!!!

 

Ver também: OMS https://www.who.int/

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.