Capoeira apresentada para Turistas no PAN 2007
MTur apresenta atrações culturais ao turista do Pan
Mais de 100 mil pessoas visitaram a Praça das Medalhas, em Copacabana, no primeiro final de semana dos Jogos Pan-americanos, atraídos pela programação cultural das regiões brasileiras. Turistas e cariocas tiveram a oportunidade de assistir a apresentações de grupos locais de capoeira; de Boi-Bumbá, vindo especialmente do Amazonas e representando o festival folclórico de Parintins, e o conjunto de forró Naurêa, formado por nove músicos de Sergipe. A Praça é uma realização do Ministério do Turismo em parceria com o CO-Rio e apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Na apresentação de capoeira, com músicas típicas, alunos do Rio de Janeiro representaram vários mestres locais. O presidente da Confederação Brasileira de Capoeira, Gersonilto Heleno de Sousa, disse que é importante a participação na Praça das Medalhas para divulgar o esporte, já reconhecido pelo Comitê Olímpico Brasileiro. No Brasil, a Confederação estima em seis milhões o número de praticantes e onze milhões nos 116 países onde há praticantes. A capoeira também está organizada em 64 países.
"A capoeira é patrimônio cultural brasileiro e agora pretendemos que seja reconhecida pela Organização Desportiva Pan-americana (Odepa). Aqui no País, vamos participar do projeto Ginga Brasil, para levar o esporte às comunidades carentes. A capoeira ajuda a divulgar o turismo brasileiro, porque é esporte, é cultura e é social", afirmou Mestre Neguinho, como Gersonilto é conhecido.
O grupo Boi-Bumbá, de Parintins (AM), fez uma apresentação plural, pois cantou músicas dos blocos "Caprichoso" e "Garantido", conhecidos pela rivalidade no maior festival de música da Amazônia. Há doze anos no grupo, o vocalista Prince afirmou que a experiência de cantar na Praça das Medalhas foi emocionante, pela participação do público, e interessante, por mostrar as toadas e o ritmo da música regional que representa a Amazônia, um dos destinos mais procurados por brasileiros e estrangeiros.
O show do grupo sergipano de forró Naurêa – "na orelha" -, foi bastante aplaudido pelo público. O vocalista Márcio de Dona Litinha contou que o grupo mescla três elementos do forró – a zabumba, o triângulo e a sanfona – mais três elementos do samba – o cavaquinho, o surdo e a percussão, além dos acordes da guitarra e do baixo. O conjunto "Cantos do Brasil" também animou a festa do primeiro dia de homenagens da Praça da Medalha. Nesta segunda-feira (16/07), os grupos de capoeira, o grupo "Boi Bumba" e o conjunto "Naurêa" voltam a se apresentar.
Fonte: Mesrcado e Eventos – http://www.mercadoeeventos.com.br