Mestre Jelon Vieira

Mestre Jelon ganha mais importante prêmio das artes tradicionais dos EUA

Um brasileiro está entre os agraciados com o mais importante prêmio nacional dos Estados Unidos nas artes tradicionais. Mestre Jelon Vieira, 55, vai receber o National Treasure, concedido pelo National Endowment for the Arts (NEA, em inglês), em cerimônia na Casa Branca em Washington D.C., pela divulgação da capoeira no país.

A escolha é feita pelo público, com freqüência composto por membros das comunidades dos premiados. Em seguida, um grupo de especialistas em artes tradicionais e folclore avalia o trabalho dos indicados, baseado na contribuição e compromisso deles em ensinar e praticar a arte. O painel de especialistas indicou 235 pessoas este ano, das quais 11 foram escolhidas para receber o prêmio.

O alto nível revela a excelência artística dos escolhidos e a contribuição para a herança cultural da nação. Nativos do Brasil, Peru, Etiópia, Coréia e Estados Unidos confirmam, através do prêmio, a importância das artes nesta verdadeira mistura cultural de etnias.

Mestre Jelon recebe merecidamente o prêmio pela preocupação em divulgar a capoeira nos Estados Unidos. Desde a chegada dele no país, na década de 70, vem ensinando e realizando apresentações. Em 1977, fundou a companhia profissional de dança contemporânea DanceBrazil, sediada em Nova Iorque e com apresentações já realizadas na Europa. Promoveu ainda mais a capoeira através da Capoeira Foundation, criada por ele em 1980, dando ênfase à dança e à música. O Centro Cultural Brasileiro em Nova Iorque reconheceu Mestre Jelon como o Pioneiro da Capoeira nos Estados Unidos, no ano de 2000.

Levando a arte país afora

Os outros imigrantes agraciados com o prêmio são o artista Jeronimo E. Lozano (Peru), pela fabricação de altares portáteis, a dançarina e música coreana Sue Yeon Park, e Moges Seyoum, cantor de músicas litúrgicas da Etiópia, e Walter Murray Chiesa, especialista em artesanato de Porto Rico.
Uma série de eventos no mês de setembro marca a premiação, incluído um banquete na Biblioteca do Congresso Americano, uma apresentação no Capitólio e um concerto no Music Center de Strathmore em Bethesda, Maryland, na sexta-feira (19).

O prêmio é patrocinado pela Fundação de Restaurantes Darden, em conjunto com a família Red Lobster, Olive Garden, LongHorn Steakhouse, The Capital Grille, Bahama Breeze e os 52 restaurantes Seasons.
A NEA foi estabelecida pelo Congresso em 1965 como uma agência independente do governo federal. É dedicada a apoiar e levar as artes para todos os 50 estados americanos, inclusive para as bases militares, áreas rurais e urbanas.

Da redação: http://www.comunidadenews.com

Artigos Relatados

0 0 votos
Avaliar Artigo/Matéria
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários