Nota de Falecimento: Mestre Chita
Luto na capoeira: vítima de Covid-19, morre Mestre Chita
Morreu na noite do último domingo (13-12-2020) Itamar da Conceição Magalhães, conhecido como mestre Chita, um dos mestres de capoeira mais antigos de São Gonçalo – Rio de Janeiro. Ele foi mais uma vítima da Covid-19.
Mestre Chita era referência para muitos capoeiristas no estado. Ele fez parte da primeira geração de atletas que trouxe a capoeira para São Gonçalo. Em suas redes sociais Lúcia Magalhães, sua esposa, publicou uma mensagem de amor para Itamar.
“VENHO AGRADECER A CADA UM DE VOCÊS PELAS PALAVRAS DE CARINHO E CONFORTO … MEU CHÃO SE ABRIU, MEU MELHOR AMIGO, MEU FILHO E MEU COMPANHEIRO DE 48 ANOS DE CASADOS AGORA NÃO ESTÃO MAIS AQUI… SEGUIREI FIRME ATÉ ONDE DEUS E OSUN ME PERMITIREM … MAGALHÃES ITAMAR AMOR DE MINHA VIDA FORAM ANOS AO SEU LADO… SOU GRATA ETERNAMENTE A VOCÊ MEU AMOR POR TER ME DADO NOSSOS FILHOS… CUIDE DO MEU BEM MAIOR AÍ EM CIMA, CUIDE DO MEU FILHO FABYANNO MAGALHÃES QUE DAQUI DE BAIXO VOU DANDO CONTINUIDADE JUNTO AO NOSSO FABRICIO MAGALHÃES …
OBRIGADA POR TUDO … VÁ EM PAZ MEU AMOR”
Sobre o Mestre:
Itamar começou na capoeira aos 12 anos de idade após conhecer Baleardo, que trabalhava como guardador de carros e tinha ao seu lado um instrumento um pouco diferente, assim começou a caminhada do mestre na roda de capoeira.
Após começar a passar seus ensinamentos, que havia apreendido com Baleardo, aos seus amigos, Chita foi convidado para desfilar na Escola de Samba Acadêmicos da Carioca representando a capoeira.
Foi a partir daí que Chita ficou ainda mais conhecido e começou a ensinar aos moradores de São Gonçalo e Niterói a arte de gingar. No ano 1966, a capoeira de São Gonçalo recebeu apoio de outros capoeirista ligados à Polícia Militar. Entre eles estavam; Manoel dos Santos Francisco (Mestre Manoel Gato Preto – já falecido); Victor Vida Wisk Travassos (Mestre Travassos); Valdir Vasconcelos, entre outros.
Fonte: https://ladodeca.com.br/
Coronavírus (COVID-19) – Google Notícias