José Luiz Cirqueira Falcão

Fluxos e refluxos da capoeira. Brasil e Portugal gingando na roda

A revista Análise Social n.º 174 inclui um artigo de José Luiz Cirqueira Falcão, investigador do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil), que desenvolveu um estudo sobre as dinâmicas culturais e intercâmbios de práticas de capoeira entre o Brasil e Portugal. O autor analisou experiências da prática e do ensino de capoeira em Portugal, dando-nos conta de uma diáspora da capoeira brasileira e da existência de fluxos e de trajectórias migratórias associados à prática da capoeira enquanto forma específica de inserção laboral. Disponibiliza-se aqui o resumo deste artigo.
 
Análise Social, n.º 174, Vol. XL, Primavera de 2005
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL)
Fluxos e refluxos da capoeira. Brasil e Portugal gingando na roda
José Luiz Cirqueira Falcão
 
Resumo
 
"Neste artigo analisamos os fluxos e refluxos da capoeira entre Brasil e Portugal, evidenciando os deslocamentos, a complexidade e a dinamicidade deste processo. O carácter conflituoso das relações inter-étnicas construídas por meio de práticas culturais significativas consolida a formação de processos identitários que articulam o geral com as singularidades locais, com sujeitos dirigindo e buscando o sentido às suas próprias vidas, ainda que submetidos aos condicionantes estruturais que influenciam as produções culturais específicas."
Mais informações sobre outros números da Revista Análise Social disponíveis em  http://www.ics.ul.pt/publicacoes/analisesocial/index.htm

Artigos Relatados

0 0 votos
Avaliar Artigo/Matéria
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários