Livro: “MESTRES E CAPOEIRAS FAMOSOS DA BAHIA”
RELEASE DO LIVRO: “MESTRES E CAPOEIRAS FAMOSOS DA BAHIA”
Autor/Coordenador: Pedro Abib
O livro MESTRES E CAPOEIRAS FAMOSOS DA BAHIA, foi lançado no último mês de março no Forte da Capoeira em Salvador-Bahia. Esse livro se baseou numa pesquisa histórica apoiando-se também em referências sócio-antropológicas, que realizou um levantamento biográfico sobre 50 mestres e capoeiras da Bahia já falecidos, entre os mais representativos dessa manifestação..
A execução da pesquisa ficou a cargo do Grupo MEL (Mídia, Memória, Educação e Lazer) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, sob a coordenação do Prof. Pedro Abib, residindo atualmente em Lisboa-Portugal e que é também capoeirista há 20 anos, formado pelo mestre João Pequeno de Pastinha. Participaram como pesquisadores, uma equipe multidisciplinar de alunos da graduação e pós-graduação de várias áreas do conhecimento (Educação Física, Artes Plásticas, Pedagogia, Comunicação).
Esse livro busca recuperar a memória dos tempos áureos da capoeira baiana através de histórias e casos envolvendo os capoeiristas mais famosos, como os mestres Pastinha, Bimba e Besouro Mangangá, alguns mais conhecidos como Noronha, Cobrinha Verde, Canjiquinha e Valdemar, mas também outros menos lembrados, como Pedro Mineiro, Inocêncio Sete Mortes, Caboclinho, Duquinha, Pedro Porreta, Aberrê, Samuel Querido de Deus e Noca de Jacó, sem também esquecermos de algumas mulheres, como Maria Doze Homens, Cattu, Salomé e Angélica Endiabrada, entre outros tantos personagens.
Procuramos utilizar, como fontes dessa pesquisa, todas as vozes a que poderíamos ter acesso: aquelas que surgem de documentos, livros, registros, notas de jornais, manuscritos, fotografias, filmes, gravuras e desenhos; mas também, aquelas vozes que surgem de relatos orais, “causos”, cantigas, mitos, lendas e do depoimento de pessoas que foram contemporâneas e, de certa forma, conviveram com muitos dos personagens enfocados neste trabalho. Uma busca difícil e minuciosa por traços de um passado ainda a ser melhor compreendido pelas gerações do presente e do futuro.
Muito se tem ainda, a pesquisar sobre essa fonte inesgotável que é a história dessa gente marginalizada que deu dignidade e reconhecimento à capoeira. Recuperar esse passado é uma tarefa que ainda se faz necessária. Essa pesquisa foi apenas um passo inicial.
COMO ADQUIRIR O LIVRO
Contatos:
NO BRASIL: com a editora [email protected]
NO EXTERIOR: com o autor [email protected] Tel. em Portugal: (351) 965577554