Portal Capoeira Salvaguarda da Capoeira da Bahia Capoeira
Capoeira

Salvaguarda da Capoeira da Bahia

Salvaguarda da Capoeira em Santa Cruz de Cabrália, Arraial D’Ajuda e Trancoso

Visitas de campo foram realizadas na última semana de fevereiro

Na última semana de fevereiro, as visitas de campo do projeto Salvaguarda da Capoeira da Bahia para construção do  Portal da Capoeira da Bahia foram realizadas nos municípios de Santa Cruz Cabrália, Arraial D’ajuda e Trancoso. O endereço eletrônico que será criado pelo projeto tem como principal finalidade dar visibilidade e acesso a mestres, grupos de capoeira, seus produtos e centros de treinamento em todo estado. Além disso, o portal terá como uma de suas principais funções estimular a visitação turística aos centros culturais e de treinamento da capoeira, que oferecem atividades diversificadas em todo território baiano.

As visitas foram realizadas nos dias 24 e 25 de fevereiro. Em Santa Cruz de Cabrália, o alvo foram dois grandes grupos: Aldeia de João Pequeno de Pastinha, do Mestre Pé de Chumbo; e Cordão de Ouro, do Mestre Barriga. Ambos realizam eventos internacionais de grande porte, que fortalecem o fluxo turístico regional. Já na localidade de Santo André, o destaque é o Professor Pinguim, que ministra suas aulas e oficinas no Centro de Convivência e Cultura.

Em Arraial D´Ajuda e Trancoso, o Grupo Capoeira Sul da Bahia, do Mestre Railson, tem destaque absoluto com espaços inusitados, como o do Professor Benedito. Pataxó de nascimento, o indígena capoeirista mantém uma área de treinamento dentro da Aldeia Velha Pataxó, a cerca de 10 minutos da sede do grupo, que fica na região central de Arraial D´ajuda. Em Trancoso, outros dois núcleos se destacam com áreas de treinamento totalmente rústicas, garantindo a prática e o repasse de conhecimentos do Professor Tizil e o do Contramestre Dinei.

As visitas de campo a esses municípios foram coordenadas pela Diretora de Articulação da Salvaguarda da Capoeira da Bahia, Tâmara Azevedo, e acompanhadas pelo Contramestre Wilson do Grupo Raça, representando a SEPLAN como agente de Desenvolvimento da Costa do Descobrimento; pelo Superintendente de Cultura de Porto Seguro, Herculano Assis; e pela agente local de Turismo, Luiza Pataxó. 

O projeto Salvaguarda da Capoeira da Bahia é executado pela ACEB – Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia, idealizado e construído pelo Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia e conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) – (Programa Aldir Blanc) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Artigos Relatados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *