Brasília: Projeto Aprendendo com a Cultura Brasileira
23 Ago 2006

Brasília: Projeto Aprendendo com a Cultura Brasileira

 Há quatro anos, o grupo Cordão de Ouro Brasília, por meio do Instituto Volta Por Cima, desenvolve o projeto social Aprendendo com

23 Ago 2006
 Há quatro anos, o grupo Cordão de Ouro Brasília, por meio do Instituto Volta Por Cima, desenvolve o projeto social Aprendendo com a Cultura Brasileira. O Projeto tem a missão de utilizar as potencialidades educacionais da capoeira e do folclore nacional, contribuindo para a formação dos jovens vivendo em abrigos. A população atendida (de 7 a 18 anos) tem se beneficiado do convívio integrado com os demais participantes do grupo e com profissionais regularmente convidados para ministrar oficinas (capoeira angola, regional, samba de roda, maculelê e dança afro), palestras e grupos de estudo.
 
Foi notório o desenvolvimento físico e psíquico das crianças, pois muitas delas declararam se sentirem “iguais” aos demais envolvidos nas atividades e em condições, caso se dedicassem, de alcançar reconhecimento dentro e fora da capoeira. Pelo contato com as “mães sociais” ficou claro o impacto positivo não só na vivencia cultural, mas, principalmente nos âmbitos familiar e escolar.
Uma das características marcantes desse Projeto é o perfil de responsabilidade social promovido pelo Grupo Cordão de Ouro em Brasília. A abordagem do Projeto consiste em promover a educação e inclusão social de crianças e jovens em situação de risco social por meio do encontro, em aulas, de alunos da comunidade e do estrangeiro, com a população atendida no Projeto.
 
Este ano nossos alunos participarão mais uma vez das oficinas e palestras do III Intercâmbio Brasil Suécia, evento realizado por meio do Programa de Intercâmbio Brasil – Suécia . Mais uma vez, nossos alunos terão a oportunidade de vivenciar atividades que reforçam sua identidade cultural e promovem a interculturalidade entre povos tão distintos.
 
 
Academia Cordão de Ouro | Instituto Volta por Cima | CLN 107, Bloco "A", Ap. 208 CEP 70743-510 Brasília DF, Brasil | +55 61  3443.8450 | 8111.0647 |  www.cordaodeouro.org
Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

20 − 16 =