Discovery Channel, Cultura, Mundo & CAPOEIRA
07 Out 2006

Discovery Channel, Cultura, Mundo & CAPOEIRA

A série ‘Discovery Atlas’ pretende mostrar a diversidade através de casos particulares, e no próximo dia 22 o canal pertencente a grelha de programação

07 Out 2006
A série ‘Discovery Atlas’ pretende mostrar a diversidade através de casos particulares, e no próximo dia 22 o canal pertencente a grelha de programação da TV paga Portuguesa, estará exibindo um documentário onde a CAPOEIRA estará presente…
 
Criar o registo visual mais completo da história, civilização, geografia e tecnologia de 30 países é o ambicioso objectivo da série documental ‘Discovery Atlas’, que estreou no passado domingo no canal Discovery. Ao contrário da maioria das produções sobre viagens, esta série não se limita a mostrar belas paisagens e os monumentos mais célebres de cada país. Para enfatizar a riqueza cultural e as tradições dos povos, o programa mostra-nos situações do quotidiano, centrando-se sobre pessoas comuns, cujas experiências são exemplificativas da realidade onde se enquadram. “Este é o maior projecto mundial do Discovery, uma visão única e profunda sobre vários povos do Mundo. A sua originalidade reside em mostrar os países através dos olhos dos seus habitantes”, afirma Yolanda Ausín, directora-geral do Discovery Ibéria.
  
Entre os personagens desta narrativa real contam-se figuras singulares como o artista aborígene Arthur ‘Turtle’ Tamwoy, fundador de uma companhia de dança indígena australiana, Vivaldo Conceição, um mestre de capoeira residente em São Salvador da Baía, que oferece aulas gratuitas da arte marcial às crianças pobres da região, e ainda Yang Fuxi, o último fabricante de arcos artesanais da China.
{jgquote}…Vivaldo Conceição, um mestre de capoeira residente em São Salvador da Baía, que oferece aulas gratuitas da arte marcial às crianças pobres da região…{/jgquote}Muitos outros cidadãos anónimos, com espantosas histórias de vida para relatar, contribuem para esta colecção de retratos de povos. “Viajar não é apenas conhecer a diversidade cultural. A viagem converte-nos num pequeno ponto da história e da geografia e é nesse momento que nos apercebemos da nossa própria pertença à diversidade. Depois de ter visto o episódio dedicado à China decidi que tenho de lá voltar para pôr em prática os conhecimentos que obtive”, diz Rosa Regás, directora da Biblioteca Nacional de Espanha e aclamada autora de livros de viagens.
 
Em cinco anos de cuidada produção, para além dos quatro episódios agendados para este mês, foram já rodados mais sete – dedicados a França, Índia, México, África do Sul, Egipto, Japão e Rússia –, que serão transmitidos no início do próximo ano. A rodagem e pós-produção dos restantes 19 episódios decorrerá ao longo dos próximos cinco anos. Cada episódio de ‘Discovery Atlas’, concebido como um projecto único, apesar da ideia base que serve de fio condutor a toda a série, foi entregue e diferentes produtoras. Uma particularidade desta série documental é ter sido gravada com equipamento de alta definição, que assegura uma imagem de qualidade superior. Os espectadores portugueses não poderão, no entanto, desfrutar desta grande riqueza visual pois o Discovery Ibéria por enquanto não está preparado para as emissões em alta definição.
DISCOVERY ATLAS
 
Vivências diversas que coexistem na mesma cultura são mostradas nesta série
 
Canal: Discovery
Hora: 21.00
Formato: Documentário
 
Portugal – TVCABO (Dia 22/10 – 21h00)
 
Este episódio analisa a história dos habitantes e costumes do Brasil, do Carnaval, à capoeira. Mostra-nos ainda relatos de vida no Amazonas e nas favelas.

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

14 − nine =