FESTIVAL DE CANTIGAS – “CAPOEIRA PELA PAZ”
16 Mai 2005

FESTIVAL DE CANTIGAS – “CAPOEIRA PELA PAZ”

O festival de cantigas "CAPOEIRA PELA PAZ", tem como objetivo incentivar os professores, monitores, graduados, alunos e estudiosos da capoeira a refletirem,

16 Mai 2005
O festival de cantigas "CAPOEIRA PELA PAZ", tem como objetivo incentivar os professores, monitores, graduados, alunos e estudiosos da capoeira a refletirem, compreenderem e a desenvolverem cantigas de capoeira que apresentem mensagens de conscientização e de críticas sociais acerca dos diversos problemas encontrados na atual sociedade que afetam diretamente as crianças, os adolescentes e a maioria dos jovens.
 
Ao compreendermos as mensagens nas cantigas de capoeira de maneira crítica e consciente, estaremos contribuindo para a formação de cidadãos autônomos, emancipados e críticos, pois na capoeira as cantigas representam um valioso instrumento para diversas reflexões sendo muito mais do que ritmos envolventes. Suas letras e mensagens nos dizem sobre os acontecimentos histórico e sociais brasileiros e poderão nos ser bastante úteis para a construção de uma sociedade mais justa e democrática afim de solucionar e acabar de uma vez por toda com esses problemas.
 
Neste sentido, torna-se necessário valorizar e ao mesmo tempo resgatar as tradições, os fundamentos, os conhecimentos e os saberes proporcionado pela capoeira, esta manifestação da cultura popular e de origem afro-brasileira que em sua particularidade apresentam os aspectos de conformismo e resistência, na qual possibilita reverter determinada situação por meio do seu jogo, luta e dança.
 
Para tanto, ressaltamos que tantos os adeptos quantos os profissionais da capoeira, precisarão compreender esta manifestação da cultura popular brasileira como um riquíssimo instrumento educativo e como um veículo que transmite conhecimentos, pois a capoeira se caracterizou como uma prática desenvolvida fora de um ambiente formal como uma atividade de desordeiros e vagabundo desenvolvida em um ambiente não-formal, ou seja, nas ruas e nas praças no qual os conhecimentos, os saberes, os rituais e os valores da capoeira eram transmitidos de maneira oral pelos velhos mestres.
 


Dentro desta perspectiva de caráter crítico e reflexivo é que estaremos dando início ao festival no dia 15/05/2005, domingo, no 3º CAPURAPAZ, que vem com o seguinte tema, "O meu berimbau toca trazendo a paz, dizendo não às drogas, violência nunca mais" , sob a organização do Monitor Lampanche – CapuraGinga.
 
O Festival está sob a organização do Professor Milani (Capoeira Mogadouro – Portugal), do Contramestre Wellington (Capoeira Berim Brasil – SP) e do Monitor Lampanche (Capoeira CapuraGinga – SP).
 
As letras deverão ser enviadas através do site
www.capoeirista.com.br na seção “Capoeira pela Paz” até o dia 05 de julho de 2005. A comissão de jurados do festival será composta por sete pessoas tais como, mestres, professores e estudiosos da capoeira. (a comissão será divuldaga em breve)
 
As três melhores cantigas serão publicadas no Jornal do capoeira:
www.capoeira.jex.com.br, no site Capoeirista.com.br: www.capoeirista.com.br, no site Luciano Milani – Capoeira: www.lmilani.com
e na Revista "Praticando Capoeira", na seção "Aprendizado".
 
Além disso, os cinco primeiros colocados no festival de cantigas "CAPOEIRA PELA PAZ" , serão premiados com um Cd de capoeira (à ser definido) pelos organizadores do festival.
 

VENHA PARTICIPAR DESTE FESTIVAL VOCÊ TAMBÉM !!!


Para enviar a sua música e conhecer o regulamento clique no link acima.
 Paz e a união na capoeira!
Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

15 − 12 =