O papel da capoeira na educação
31 Dez 2020

O papel da capoeira na educação

O papel da capoeira na educação O que significa começar a jogar capoeira para uma criança? Essa pergunta pode ter muitas respostas

31 Dez 2020

O papel da capoeira na educação

O que significa começar a jogar capoeira para uma criança? Essa pergunta pode ter muitas respostas diferentes, mas todas elas costumam convergir para um mesmo sentido: a importância da capoeira no processo de educação de um ser humano. Mas para que isso faça total sentido, é importante entendermos que, quando falamos de educação, não falamos simplesmente de um aprendizado formal, mas da formação de pessoas para viver em sociedade.

E para que tal formação seja completa, é preciso também entender qual é o papel que a capoeira cumpre (ou pode potencialmente cumprir) na vida de uma pessoa.

Preservação da cultura

Capoeira não é apenas uma tradição rica. Ela carrega consigo história e, principalmente, resistência de uma cultura que é ameaçada até os dias de hoje. Mesmo com a roda de capoeira declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, sempre há mais para se aprender da sua cultura e do porquê de se jogar capoeira até os dias de hoje.

Ao entrar em uma roda de capoeira, uma criança aprende, aos poucos, o que é a história da dança, da luta, da cultura, das gírias, dos movimentos e de tudo que envolve aquele ambiente. É por meio disso que ela também aprende a importância de se preservar essa cultura.

Lições como o respeito e a resistência são aprendidas no dia-a-dia da capoeira, seja com crianças que acabaram de fazer sua primeira aula ou mesmo aquelas que nasceram no meio. Tudo isso faz parte da construção das crianças como cidadãs, o que nos leva ao próximo ponto.

Capoeira e cidadania

A roda de capoeira é um local onde se pode aprender, entre outras coisas, lições importantes sobre como viver em sociedade. Cada pessoa tem uma função nesse momento. Alguns cantam, outros tocam berimbau, atabaque ou pandeiro, alguns acompanham, enquanto dois jogam. Em outro momento, as funções se invertem.

Por isso, além de aprender sobre o respeito, uma roda de capoeira pode ser um local para aprender sobre diversidade e divisão de tarefas. Não se trata de simplesmente respeitar uma hierarquia, mas aprender que cada um precisa exercer sua função para que o todo funcione.

Benefícios para o corpo

Praticar atividades físicas é algo importante no desenvolvimento de qualquer pessoa. E, por mais que isso seja deixado de lado por muitos, o desenvolvimento físico e a disciplina com o próprio corpo também são elementos fundamentais da educação.

Com a capoeira, uma pessoa aprende a ter mais elasticidade, um melhor condicionamento físico, uma melhor coordenação motora, mais velocidade, entre diversos outros benefícios para o corpo.

A importância das estratégias de ensino

Ensinar alguém exige traçar um caminho para alcançar o objetivo. É como um jogo que precisa ser vencido, da mesma forma que jogadores utilizam estratégias básicas para o blackjack como as das mãos duras e suaves, para o xadrez como o controle do centro do tabuleiro e a conexão das torres, ou para qualquer outro jogo que exija planos e táticas para vencer. Fato é que é importante que se saiba quais caminhos serão traçados nesse ensino. Para isso, é importante ter em mente por que a capoeira está sendo ensinada.

Há um papel fundamental de preservação cultura. Há um papel importante de formação de cidadania. Há também a importância da atividade física na vida de qualquer pessoa. Mas para que essa mensagem chegue até quem está aprendendo, estratégias devem ser traçadas pelo mestre.

A realidade é que o papel da capoeira na educação não se dá por esses elementos existirem separadamente, mas por sua união. Entender a importância de preservar a cultura te ajuda a entender seu papel como cidadão, que por sua vez tem relação direta com a forma como você se comporta em meio a outras pessoas. Tudo isso praticando uma atividade física, mas que vai muito além de um simples exercício.

É claro que todos esses elementos não são assimilados da noite para o dia. Mas é importante entender que a educação é um processo – e que precisa continuar a acontecer por toda a nossa vida.

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário