CAPURAPAZ
-
SE VOCÊ É CAPOEIRA, NÃO FIQUE DE FORA DESSE GRANDE EVENTO.
15/05/2005 – Tatuápé – SP
JUSTIFICANDO O EVENTO – CAPURAPAZ
A capoeira como uma manifestação da cultura popular na atual sociedade, se apresenta como uma das atividades mais completas, pois envolve um misto de dança, luta e jogo. Além disso, o seu processo histórico, o qual suas origens estão arraigadas a nossa história, nos leva a uma viagem ao passado, reconstruindo valores e fatos ocorridos no Brasil, trazendo aos dias de hoje a marca e a força dos agentes formadores de nossa cultura. Ao mesmo tempo em que a capoeira transmite informações sobre a história do nosso país, a mesma gera muito prazer ao público com o seu aspecto lúdico e combatente.
Esta manifestação foi proibida e severamente perseguida durante muitos anos. Atualmente, a capoeira é considerada como um dos mais ricos e legítimos símbolos da nossa cultura popular, estando presente nas escolas, nas universidades, nos clubes, nas academias, nas ONG’s, nos projetos sociais e em diversos países.
Porém, devido a essa popularidade, precisamos ter uma melhor compreensão acerca desta manifestação, pois estamos observando que na atual sociedade, as pessoas não estão entendendo e muito menos respeitando o processo histórico que a constituiu.
Neste sentido, acreditamos que seja necessário compreendermos a capoeira como uma manifestação da cultura popular capaz de contribuir para a elevação da auto-estima, o desenvolvimento da consciência crítica e para a construção de uma sociedade mais justa para os cidadãos brasileiros.
Sendo assim, nós, brasileiros, profissionais, praticantes dessa manifestação popular brasileira, passamos a ter uma grande responsabilidade com o futuro dessa arte e com as próximas gerações que irão conhecê-la através de nosso trabalho.
Entretanto, torna-se necessário oferecer ao grande contigente de profissionais, praticantes e estudiosos desta manifestação, informações que proporcionem não apenas um resgate histórico e cultural das origens e dos fundamentos da capoeira, mas também palestras, vivências e oficinas culturais que possibilite o desenvolvimento de reflexões e discussões acerca dos conhecimentos, saberes e fatores que influenciam diretamente a nossa sociedade e a prática da capoeira.
Objetivos do evento:
-
Refletir sobre a capoeira na atual sociedade;
-
Conscientizar as crianças, adolescentes, jovens e adultos sobre os problemas que afetam diretamente a nossa sociedade: a violência urbana e o uso de drogas;
-
Proporcionar experiências, oficinas, momentos de lazer e troca de informações entre os diversos capoeiristas;
-
Difundir a capoeira ao público.
Nome do evento: CAPURAPAZ
Local: Praça Sílvio Romero – Tatuapé
Data: 15 de maio de 2005 – domingo
Horário: 11h às 19h – Palestras, oficinas e vivências culturais de capoeira
mais informações: [email protected]