Centro Esportivo de Capoeira Angola: 120 ANOS DE MESTRE PASTINHA
120 ANOS DE MESTRE PASTINHA
Evento comemorativo realizado em 05/04/2009
CECA / AJPP (Centro Esportivo de Capoeira Angola / academia de João Pequeno de Pastinha)
Forte da Capoeira / Forte de Santo Antônio Além do Carmo
Largo de Santo Antônio Além do Carmo / Salvador, Bahia.
Mestre Pastinha (Vicente Ferreira Pastinha) nasceu em 05/04/1889. Era filho de José Señor Pastinha (descendência espanhola) e de Raimunda dos Santos (negra de Santo Amaro da Purificação). Aos dez anos de idade (há quem diga oito anos), começa a aprender capoeira com o velho Benedito. Aos 12 anos entra para a Escola de Aprendizes da Marinha e lá já ensina capoeira aos colegas. Desde 1941, assumiu – e levou adiante, até quase a sua morte em 13 de novembro de 1981, com 92 anos – o CECA (Centro Esportivo de Capoeira Angola), hoje comandado por seu ex-discípulo Mestre João Pequeno de Pastinha – que está situado no Forte da Capoeira (Forte de Santo Antônio Além do Carmo), em Salvador, Bahia.
Mestre Pastinha, tanto quanto Mestre Bimba (criador da capoeira Regional Baiana), foram e ainda são os maiores expoentes da capoeira, hoje praticada em mais de 130 países do mundo.
Programação realizada:
• 13:30h às 15:00h – Oficina de confecção de caxixí
• 15:00h às 17:30h – Bate Papo:
• Mestre Pastinha e sua árvore genealógica e Viagem à África em 1966 – p/ Mestre Gildo Alfinete
• Dia a dia do Ceca, na década de 60 e M. Pastinha e o “balão” – p/ Mestre Vermelho de Pastinha
• Os ensinamentos de Mestre Pastinha – p/ Mestre Boca Rica
• Mestre Pastinha e o amarelo e preto – p/ Mestre Moraes
• Porque os João (J. Grande e J. Pequeno) não usam o amarelo e preto – CECA (Forte Santo Antonio)
• Para quem Mestre Pastinha deu o “pulo do gato”? – p/ Mestre Bola Sete
• Outros temas – por Mestres: Ciro, Fernando, Faísca, Brandão, Felipe, Lampião, Joel, Adol
• 17:30h às 19:30h – Roda de Capoeira dos sucessores de Mestre Pastinha e convidados, sob o comando de Mestre João Pequeno de Pastinha (91 anos), que inclusive entrou na roda e “vadiou”, para deleite dos presentes.
• Presenças:
Além do grande número de convidados e do “público em geral”, participaram do evento Mestres e alunos de várias academias de capoeira de Salvador e outras cidades baianas, como também de outros estados, dentre os quais:
João Pequeno de Pastinha, Gildo Alfinete, Vermelho de Pastinha, Bola Sete, Fernando, Boca Rica e Moraes (estes, ex-discípulos de Mestre Pastinha).
E mais: Mestres Pelé da Bomba, Zoinho, Faísca, Bigodinho, Ciro, Serginho do Pero Vaz, Zé Pretinho e ainda, vindos de outras cidades e estados: Mestres Felipe, Lampião e Adol (Santo Amaro da Purificação), Fernando (Saubara), Joel (São Paulo), entre outros.
Ficou reforçada a intenção de todos os mestres e alunos presentes, de com “União, Paz, Fraternidade, Fé e Trabalho”, não medirem esforços na luta pela valorização do legado de Vicente Ferreira Pastinha, Mestre Pastinha, como da consolidação da própria arte da Capoeira.
Após o evento, houve uma confraternização, quando foram servidos pratos típicos, sucos e refrigerantes.
Fonte: [email protected]