Festival Universitário de Capoeira revela oportunidades e exalta modalidade de matriz africana de forma gratuita
Festival Universitário de Capoeira revela oportunidades e exalta modalidade de matriz africana de forma gratuita
Evento competitivo propõe atividades comunitárias abertas ao público que ressaltam a importância da educação e a valorização do patrimônio imaterial
Em 17 de setembro, o Festival Universitário de Capoeira promoverá um grande evento da modalidade – com a presença de grandes nomes da área em júri técnico –, música ao vivo e exposição fotográfica. A iniciativa, totalmente gratuita, contempla rodas competitivas de capoeiristas e um show do artista Kyan Maloka. A programação, que terá como cenário a Casa de Cultura Chico Science, das 8h às 22h, envolve variadas atividades para todas as idades e perfis. No dia 11, uma semana antes, um congresso técnico reunirá os participantes para discutir a organização dos torneios eliminatórios.
A capoeira é uma representação cultural essencialmente brasileira com sua história permeando a formação do país, o que a enriquece com tradição e identidade próprias. Misturando esporte, arte marcial, dança, cultura popular e música, é uma ferramenta importante de inclusão social, cidadania e resistência. Estes conceitos dialogam diretamente com o Festival Universitário de Capoeira na promoção do esporte para todos, na participação aberta à população, na valorização do patrimônio imaterial e cultural brasileiro, assim como na resistência à marginalização e no apagamento dessa expressão cultural.
O evento é uma realização conjunta entre a Equipe de Capoeira UniSantanna, o Instituto Nação, FUPE – Federação de Esportes Universitários e a Secretaria Municipal de Esportes com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. O festival ocorre em consonância com a Lei 10.639/2003, que institui diretrizes curriculares para a educação das relações étnico-raciais e o ensino de história e cultura de matriz africana. A UniSant’Anna, única universidade de São Paulo com programa continuado de bolsas para atletas da capoeira, realiza um importante incentivo para o acesso do jovem capoeirista de periferia em seu programa de formação superior. Vários esportistas ingressaram e se formaram na universidade por meio da bolsa na modalidade, dando um exemplo para os jovens cidadãos sobre a importância da formação acadêmica.
O Festival Universitário é aberto ao público e tanto as inscrições para as competições como o show de encerramento são gratuitos. O campeonato disponibiliza 64 vagas para participantes, sendo 32 para masculino e 32 para feminino, divididos nas categorias ‘iniciante’, ‘intermediário’ e ‘avançado’. Grandes nomes da modalidade formarão os júris técnicos:
Juízes no masculino: Mestre Catitu, Mestre Maurão, Mestre Peixe Cru e Mestre Chocolate, árbitro central professor Boa Ginga, coordenação de arbitragem Professor Feijão.
Juízas no feminino: Mestre Mara, Mestra Nagô, Contramestra Juliana, professora Kianda, arbitra central professora Agata Rosa Negra, coordenação de arbitragem Professor Feijão.
Ritmistas: Mestre Ulisses, Mestre Pavão, Mestre Miudinho, Mestre Kuata, Contramestre Lito, Professor Borracha, Professor Sabia, Professor Dj, coordenador dos ritmistas Mestre Coruja.
Mesários: Professora Cibele, Graduado Pilão, coordenação de mesários professor Dezembro.
Apresentação: Pollyana Felix e Professor Balanço da Maré.
Serviço
Realização e organização: Equipe de Capoeira UniSantanna.
Inscrições online: 02 de setembro de 2022 | 8h00 a 08 de setembro de 2022 | 18h00 (ou até o preenchimento de todas as vagas. No link: https://forms.gle/GLmviFx9tqe4Fsfd9
Local: Casa de Cultura Chico Science | Rua Abagiba, 20
Data: 11 e 17 de setembro de 2022.
Dia 11 de setembro de 2022, das 9h00 às 12h00 | Congresso Técnico e entrega dos kits
Dia 11 de setembro de 2022, das 8h00 às 18h00 | Festival Universitário intervenções e shows.
O congresso técnico, a ser realizado no dia 10/9, prevê apresentação do festival, detalhamento sobre as regras das competições e orientações gerais, assim como o sorteio do chaveamento do evento. Ao final do congresso serão distribuídos os kits para os participantes inscritos. Já em 17 de setembro o Festival Universitário abrirá as portas às 8h com as eliminatórias da competição. As semifinais e a decisão final estão programadas para acontecer no período da tarde. Durante todo o dia o público poderá conferir intervenções culturais do Sarau Musical da Capoeira, exposição fotográfica Oralidades Pretas | Interculturalismo e Ancestralidade em Matriz Africana com temática de capoeira e praça de alimentação. A iniciativa se encerra com a participação especial do rapper MC Kyan a partir das 20h.
Informações:
https://instagram.com/festivaldecapoeira | Whatsapp: +5511981398743