14 Fev 2006

Bahia: Carnaval, Capoeira e “Mulherada”

O Bloco Carnavalesco A Mulherada vem desfilando no Carnaval de Salvador Bahia desde 2003, tendo lugar de destaque na mídia local, nacional

14 Fev 2006
O Bloco Carnavalesco A Mulherada vem desfilando no Carnaval de Salvador Bahia desde 2003, tendo lugar de destaque na mídia local, nacional e internacional pois, assim como os tradicionais  afros que fazem o Carnaval de Salvador,  A Mulherada   não se descuida de sua responsabilidade social desenvolvendo ações afirmativas utilizando a arte, a educação e a música como forma de promover a inclusão social de mulheres afro descendentes das comunidades de Salvador.  
 
O Bloco A Mulherada estará homenageando a Capoeira , durante o carnaval 2006
 

O Bloco Carnavalesco A Mulherada elegeu o tema "CAPOEIRA – HERANÇA AFRICANA" no Carnaval de 2006 com o propósito de homenagear durante o desfile momesco os grandes mestres ancestrais e contemporâneos como reconhecimento do notório saber dos mestres.
 
Nós brasileiros temos uma expressão de cultura popular: a capoeira, "dança-arte" cheia de ginga, graça e tempero que surgiu entre os escravos sendo mascarada pela música para que parecesse uma dança inofensiva, disfarçando a sua verdadeira função: "treinamento para situações de combate".
 
A historia de Capoeira se confunde com a historia de lutas contra o escravismo e do caminho para a consciência do povo brasileiro, a Capoeira nasceu como forma de liberdade, encanta com sua beleza e eficiência em desenvolver papel importante na inclusão social de crianças, jovens e adultos afro-descendentes .
 
Em Salvador, cidade de maior população negra fora da África, berço das tradições e Herança Africana concebeu a Capoeira, como afirmam alguns estudiosos.
 
A CAPOEIRA ANGOLA é considerada, no entanto como a raiz da Capoeira, trata-se de um jogo mais lento, com movimentos rentes ao chão, onde a flexibilidade e a malícia são elementos fundamentais. Já a CAPOEIRA REGIONAL foi criada por Mestre Bimba, que dividiu a capoeira em dois estilos. Foi a partir da criação da Capoeira Regional que surgiu a denominação de Capoeira de Angola sendo outro estilo, que até então era chamado de "brincadeira dos angolas".
 
A BANDA  A MULHERADA
 
A Banda feminina que compõe a entidade teve a 1ª formação em foi 1994, iniciando sua trajetória nas principais praças do Pelourinho e por diversos palcos espalhados pela cidade de Salvador e outras cidades brasileiras, participando de diversos eventos e festivais de divulgação da cultura afro-brasileira.
 
No Carnaval de 2003 lançam o bloco afro A Mulherada que levou a avenida 1.400 integrantes, o suingue da percussão e a beleza da banda lhes renderam varias matérias e elogios na mídia local, nacional e internacional. Fato este que levou a banda o reconhecimento internacional ao participar do evento 19th Annual African Market Place & Cultural Faire a convite Centro William Grant Still na cidade de Los Angeles, EUA, em setembro/2004.  Em 2005, A banda A Mulherada desfilou no Bloco afro A Mulherada durante 3 dias de Carnaval nos circuitos:Campo Grande (03/02) e Barra Ondina (06 e 08/02), contando a história e a riqueza cultural do Movimento Negro e divulgando música, rap e movimento da juventude "o hip hop" , fazendo uma homenagem ao povo afro descendente brasileiro que fazem a história de nosso país, como atração especial contou com a cantora nacional Sandra de Sá e grupos locais de Hip Hop .
 
A MULHERADA tem um trabalho artístico – musical inovador, além de tocar a internacional batida do samba reggae o que difere a banda A Mulherada das demais bandas de Salvador Bahia é o ritmo próprio denominado MUANA que consiste numa mistura de ritmos do candomblé (fusão do aguerê de Iansã e o samba de caboclo, ritmos da religião africana – o candomblé), canções de diferentes estilos sempre com influência na musica produzida na Bahia e dos elementos da cultura universal, como: salsa , merengue, reggae e o funk..
Hip Hop – Consciência & Atitude, no Carnaval da Salvador
 
Como diz a música, atrás do Trio Elétrico só não vai quem já morreu, porém, se o seu ritmo é Hip Hop, não deixe de segui-lo também. Neste ano teremos mais uma vez Hip Hop no carnaval de Salvador no 26 de fevereiro, circuito Barra-Ondina .
 
O Bloco A Mulherada , promete balançar a Barra com muito afro pop & hip hop, trazendo um convidado muito especial o rapper Big Richard ( o Professor Jeferson da Turma do Gueto Programa de televisão de Netinho de Paula) acompanhado dos parceiros Jimmy Luv & Dj Erry-G , fazendo um som e chamando a atenção para o sexo seguro e a necessidade de prevenção. Atualmente Big Richard finaliza seu novo disco, terceiro de sua carreira “Elos da Vida-Um Panorama da periferia”, misturando hip hop com muito swing e letras com temas diversos.
 
CARNAVAL TAMBÉM É PRA SAMBAR
 
Domingo no circuito Barra Ondina fechando o carnaval da Mulherada na terça Feira dia 28 fevereiro o grupo Viola de Doze promete juntamente com a banda A Mulherada não deixar nenhum folião descançar. Vale a pena estar lá com esta galera
 
A Banda VIOLA DE DOZE
 
É o novo sucesso no cenário musical Baiano. Formado por doze experientes músicos, trás esse nome VIOLA DE DOZE , não só por ter 12 integrantes na sua composição, mas sim, por ter como principal instrumento a viola de doze cordas, pouco utilizado por grupos baianos e que tem tudo haver com o samba de raiz.
 
Tocando o autêntico samba de roda do recôncavo baiano, o VIOLA DE DOZE mudou a historia da musica da Bahia. Suas canções embaladas pelo ritmo mais antigo da musica, o samba de roda, surgido no século XVIII, trazido pelos escravos de angola, invadiu a periferia, o gueto e as ruas da capital baiana. Hoje a Viola de doze é uma promessa e destaque no carnaval e na musica da Bahia.
Programação do Bloco:
Datas:  Circuitos:  Atrações :
23/02/2006  Campo Grande  · Banda A Mulherada e artistas convidados
26/02/2006  Barra Ondina  · Big Richard- (rapper agente da campanha população negra X Aids – São Paulo ) · Banda A Mulherada
28/02/2006  Barra Ondina  
·· Vila de Doze · & Banda A Mulherada
 Sandra de Sá ( a confirmar)
 
ULTIMOS ABADÁS
OUTRAS INFORMAÇÕES: www.amulherada.com.br
 
  Monica Kalile
  Presidente  71-33267166 / 99259529  Dj Branco  CMA Hip Hop – Comunicação Militância e Atitude Hip-Hop  71-91510631
 
Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

três × um =