Entrevista Mestre Suino
15 Jan 2008

Entrevista Mestre Suino

Elto Pereira de Brito, Mestre Suino, presidente fundador do Grupo Candeias, em entrevista exclusiva ao Portal Capoeira realizada em Lisboa durante o

15 Jan 2008

Elto Pereira de Brito, Mestre Suino, presidente fundador do Grupo Candeias, em entrevista exclusiva ao Portal Capoeira realizada em Lisboa durante o 10º Festival Internacional de Capoeira do Grupo Alto Astral (Contra-mestre Marco Antonio).

Para ouvir a entrevista com o Mestre Suino, clique aqui.

Breve Histórico do Grupo Candeias:

SEU INICIO
O Grupo Candeias nasceu no clube SESC do setor Universitário, aqui mesmo em Goiânia, em 1977. Seu primeiro professor foi Carlos Antônio (Carlinhos Chuchu), e seu primeiro nome: “Grupo de Capoeira Anglo-Regional”. Seus primeiros alunos foram comerciários e filhos de comerciários, pessoas pobres, oriundas dos bairros de classe baixa.
Em 1978, Passarinho assumiu a liderança do grupo e mudou o nome do Anglo-Regional para “Grupo de Capoeira São Bento Pequeno”. No ano de 1981, Passarinho saiu do SESC, levando consigo o Grupo São Bento Pequeno e grande parte dos alunos.
Mestre Suíno, formado em 1980, assumiu o Grupo e voltou a usar Anglo-Regional, provisoriamente, até se criar um novo nome para o Grupo.

COMO FOI QUE O GRUPO CRESCEU
O grupo que contava com poucos recursos financeiros, o que dificultava o deslocamento de seus integrantes para participar dos eventos de capoeira nos grandes centros brasileiros, adotou a estratégia de trazer os grandes mestres para ministrar cursos e passarem suas experiências: João Pequeno, Suassuna, Itapoan, Eziquiel, Canjiquinha, Paulo dos Anjos, Zulu e outros.
O Grupo se espelhou no trabalho destes mestres e por isto trabalha várias danças: Maculê-lê, dança Guerreira, dança do fogo, puxada de rede, samba de roda e outras.

O QUE QUE GOIÂNIA TEM?
Um grupo que se orgulha de ter nascido em Goiás, sua marca GYN, representa as iniciais de Goiânia. Tendo como patrono Mestre Bimba, que morreu em Goiás. Mestre Suíno se orgulha de que seus melhores alunos terem sido iniciado na capoeira por ele.
Seus alunos, representando o Estado de Goiás nos Jogos Estudantis Brasileiros, foram campeões quatro vezes consecutivas e uma vez dos Jogos da Juventude. Isto também ajudou a divulgar o Grupo.
Vários de seus professores hoje ministram cursos por todo país e até no exterior.
Fora da rota dos chamados “grandes centros”, o Grupo Candeias, nasceu e se fortalece a cada dia. Composto por cerca de sete mil integrantes, realiza um trabalho sério, honesto e ao mesmo tempo arrojado, o que lhe garante grande prestígio junto a sociedade, à comunidade capoeirística e aos mestres.

SUA FILOSOFIA
O Mestre Suíno sempre estimulou e direcionou seus alunos para o estudo e trabalho.
Dentre a filosofia mais importante do grupo está o respeito e valorização da família, dos amigos e de Deus.
Para o Grupo todos podem ganhar e não precisa necessariamente, alguém perder. Para o grupo Candeias quando alguém ganha é como se todos ganhassem. O Grupo conjuga o verbo “eu ganho, tu ganhas, nós ganhamos”.
Mas o Grupo Candeias se caracteriza mesmo por ser simples, humilde, amigo, de paz e hospitaleiro, mantendo boas relações com todos e expressando, continuamente , sua grande gratidão aos mestres que o ajudaram no início.

 

mt_gallery:Mestre Suino
Mestre Suino – Lisboa 10º Festival Internacional de Capoeira Grupo Alto Astral

 

* Agradecimento especial ao Mestre Suino que durante o Festival de Capoeira em Lisboa soube me dar a força necessária e o direcionamento na hora que precisei… Obrigado pelas palavras de força e pelos conselhos…

Luciano Milani

 

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

fourteen + eight =