Panambi, RS: Projeto Compassos – Educação Física & Capoeira
04 Out 2006

Panambi, RS: Projeto Compassos – Educação Física & Capoeira

532 alunos das redes municipal e estadual de Panambi estão sendo beneficiados pelo projeto Compassos da área de educação física. Através do

04 Out 2006
532 alunos das redes municipal e estadual de Panambi estão sendo beneficiados pelo projeto Compassos da área de educação física. Através do projeto extracurricular, os alunos recebem orientação e tem a possibilidade de praticar esportes no turno inverso às atividades escolares.
Coordenadora da área de Educação Física da SMEC, Maria Inajá Charte de Lima destaca que o objetivo da proposta é auxiliar a escola no combate ao baixo rendimento escolar, a evasão escolar e atrair para o esporte orientado as crianças que se encontram em situação de risco. “O esporte orientado é o grande aliado para a construção do caráter e da cidadania dos alunos”, destaca.
 
Segundo ela, atualmente o projeto contempla dez diferentes esportes: ginástica olímpica, atletismo, futsal feminino, capoeira, orientação, dança (balé, jazz e demais danças contemporâneas), futebol de campo, natação e handebol, além do apoio na divulgação do skate. “O projeto de handebol é realizado através de uma parceria inédita do município com a Afucopal e com a Petrobrás”, destaca.
 
Além de viabilizar os projetos, destaca Maria Inajá, outra iniciativa nesta área tem sido a descentralização dos projetos. “Além das atividades no Ginásio de Eventos, vários projetos estão sendo desenvolvidos nos bairros. Um exemplo é o projeto de capoeira que tem cerca de 80 alunos distribuídos em aulas nas escolas Conrado Doeth, Waldenor Winkler e Presidente Costa e Silva”, destaca.
 
Além das atividades voltadas diretamente para os alunos da rede pública, outros dois projetos estão sendo desenvolvidos em parceria com a Secretaria da Saúde. “Através do projeto Vida Ativa estamos desenvolvendo atividades junto aos projetos de Reeducação Alimentar e o Grupo de Hipertensos e Diabéticos do bairro Piratini”, destaca. Pelo projeto, além de orientação sobre alimentação e medicação, os grupos recebem acompanhamento para a realização de atividades físicas orientadas por professores de educação física.
 
Acompanhe, abaixo, o local, horário e dias que os projetos são oferecidos.
 
Projeto – Local – Dia – Horário
 
Ginástica Olímpica GinasiãoGinásio de Eventos 5ª feira – manhã e tarde 8h13h20min
Atletismo SesiGinasião 3ª feiras e 5ª feiras – tarde 13h45min
Futsal feminino Ginasião 3ª feira – manhã6ª feira – tarde 8h13h30min
Capoeira EMEF Conrado DoethEMEF Waldenor Winckler – escola e Centro ComunitárioEMEF Costa e Silva 6ª feira – manhãSábado – tarde2ª e 5ª feira – tarde 8h18h17h45min
Orientação Ginasião 5ª feira – manhã e tarde 8h30min13h45min
Dança EMEF Dona Leopoldina Sábado – tarde 13h30min
Mini-handebol AfucopalGinasião 2ª feira – tarde3ª feira – manhã2ª feira – tarde5ª feira – tarde 13h20min8h15h30min15h30min
Futebol de Campo Campo do Piratini 3ª feira – manhã5ª feira – manhã 9h30min9h30min
Natação Academia Nado Livre 2ª feira – manhã2ª feira – tarde4ª feira – tarde6ª feira – manhã 10h14h14h10h
Reeducação Alimentar Ginásio Municipal 3ª feira – manhã 8h15min/9h15min
Hipertensos e Diabéticos Centro Comunitário do bairro Piratini 5ª feira – manhã 8h15min/9h15min
Projeto de Apoio aos Estudantes Praticantes de Skate – Com objetivo de consolidar o skatismo como esporte em Panambi, a SMEC auxilia os alunos praticantes do skate, apoiando e divulgando o esporte.
 
Fonte: Guia Digital Panambi – http://www.guiadigital.info
Panambi, RS, Brasil

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

3 + seven =