Cidadania: Escola de Capoeira-Educação | Capoeira
|

Cidadania: Escola de Capoeira-Educação

Cidadania: Escola de Capoeira-Educação

Imagine uma escola de capoeira com dezenas de jovens economicamente desfavorecidos se preparando para serem futuros professores, contribuindo na transformação social de suas próprias comunidades. Agora imagine as aulas de música, de preparação corporal e de história da capoeira sendo dadas com o auxílio de equipamentos de ponta e inclusão digital.

Pensou? Parece um sonho? Pois é, esse sonho está prestes a se tornar realidade, com a fundação da Escola de Capoeira-Educação, administrada pelo Instituto Brasileiro de Capoeira-Educação.

Trabalhando com adolescentes encarcerados, com a população em situação de rua, com pessoas com problemas psiquiátricos e também com crianças com deficiências ou de baixa renda nas escolas, nas favelas, e nas ocupações populares da cidade do RJ o IBCE desenvolveu uma metodologia própria que envolve todos os aspectos educacionais da capoeira.

As aulas de capoeira são acompanhadas de comida para quem tem fome, roupa para quem tem frio e afeto para quem se sente sozinho e invisibilizado. 

A partir da visão da capoeira como tecnologia social, surgiu a ideia de se montar um programa de capoeira-educação dentro da sede do IBCE, no morro da Babilônia, na qual os jovens aprenderão a capoeira como instrumento de desenvolvimento humano, tendo acesso a outros conhecimentos essenciais para a vida, como leitura e inclusão digital. É a capoeira como porta de entrada para um mundo muito maior.

No fim desse processo, esses jovens se tornarão multiplicadores e iniciarão novos projetos!

A capoeira é uma das ferramentas mais importantes de inclusão social, cultural e digital… Ela é multidimensional e plural… uma dinâmica de cidadania que estrapola toda e qualquer nacionalidade, classe social ou ideologia… Sou fã incondicional de quem trabalha, levanta a cabeça e acredita que ela cura… que ela liberta… que ela é tudo aquilo que podemos imaginar… capaz de unir almas e concilhar corações… sou fã deste projeto levado com tanto carinho por uma equipe (IBCE) de seres humanos iluminados… Sou fã e acima de tudo sou amigo desta alma ímpar, inquieta e incansável: Omri Breda, nosso querido Mestre Ferradura, não para de nos surpreender e nos brindar com uma capoeiragem repleta de amor, criatividade e cidadania!

Luciano Milani – Editor do Portal Capoeira


Conheça nosso projeto e junte-se a nossa causa!

Mas para isso, precisamos da sua ajuda! Clique no link abaixo e faça a sua doação!

https://capoeiraibce.org/escola/

Nossa meta já foi alcançada!!!

Colabore! Doe! Compartilhe!

Escola de Capoeira-Educação

Qual é o propósito desta campanha de financiamento?

O objetivo da campanha é levantar fundos para implementar um programa de um ano de Capoeira-Educação para 16 adolescentes economicamente desfavorecidos.

Como o programa será apresentado aos participantes e suas famílias?

Os candidatos – tanto rapazes como moças – juntamente com suas famílias, participarão de uma sessão de informação para conhecer a logística e as expectativas do programa, incluindo os compromissos necessários, a duração do programa e o apoio financeiro que receberão.

O que será esperado dos adolescentes?

Será necessária a participação em todas as aulas e sessões de treinamento, para que os participantes possam melhorar suas habilidades e acelerar seu processo de aprendizagem.

Quem serão os professores?

Todos os professores de capoeira são especialistas em capoeira-educação e educadores extras podem ser chamados para aulas específicas, como linguagem ou habilidades de informática.

Quanto tempo levará?

O programa de treinamento terá a duração de um ano, durante 2023. Após o término do programa de um ano, os participantes serão apoiados para lançar seus próprios programas sociais de capoeira, atendendo crianças pequenas em diferentes favelas e escolas.

Que habilidades eles desenvolverão?

Além das habilidades físicas, sociais, culturais e musicais diretamente relacionadas com a capoeira, o currículo incorporará matemática, física, comunicação, geografia, língua inglesa, informática e habilidades de mídia social.

O que é a Escola de Capoeira-Educação?

A missão da Escola de Capoeira-Educação é ajudar crianças e adolescentes de baixa condição socioeconômica a desenvolverem seu pleno potencial, permitindo o acesso a experiências físicas, sociais, culturais e musicais em um ambiente rico em estímulos e seguro para a aprendizagem.

Onde ela está localizada?

A escola está localizada no Morro da Babilônia, ao lado do bairro de Copacabana. Essa proximidade ressalta ainda mais as discrepâncias sociais brasileiras. 

O que minha doação vai apoiar?

Sua doação ajudará a financiar o programa de Capoeira-Educação, que irá apoiar o aprendizado e o crescimento de crianças e adolescentes. Este programa utiliza a arte da capoeira como uma uma tecnologia social de desenvolvimento humano. É de baixo custo, altamente eficaz e facilmente replicável.

Que projetos você já realiza?

Mestre Omri Ferradura, diretor do IBCE, é capoeira-educador desde adolescente e em 2017 decidiu abrir uma ONG para organizar todos os projetos! Assim, há mais de 5 anos, o IBCE (Instituto Brasileiro de Capoeira-Educação) vem promovendo a inclusão e o desenvolvimento humano através da capoeira em diferentes ambientes: em prisões para jovens encarcerados, em favelas, com crianças deficientes, com os sem-teto, LGBT+ e também com pacientes psiquiátricos em hospitais.

Como poderei acompanhar o progresso do projeto?

Você terá acesso aos resultados desde o primeiro dia, pois os adolescentes serão os protagonistas do programa, desenvolvendo relatórios, filmando seu próprio progresso e compartilhando-o em nosso site, nas redes sociais e no boletim informativo

Artigos Relatados

0 0 votos
Avaliar Artigo/Matéria
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários