Parceria: Projeto usa capoeira como meio de inclusão social
Aliar valores do esporte como disciplina e espírito coletivo à cidadania e ao desenvolvimento humano é a idéia do projeto “Aruandê Mato Grosso”, que será lançado na próxima segunda (11) pela Associação de Ecologia e Defesa da Amazônia (Ecodam) em parceria com a Secretaria Municipal da Diversidade Cultural de Sinop.
Além de aulas de capoeira e com o apoio do Núcleo Digital de Cultura, a ação prevê instalar um laboratório de informática para atender os alunos da escola e comunidades sinopense, além de desenvolver oficinas de dança, música, hip hop, teatro entre outras atividades que serão agregadas no andamento do projeto.
O projeto, desenvolvido com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Cultura e Ministério da Cultura, também tem como meta aproximar esse esporte das crianças e adolescentes. “O objetivo do projeto é atuar ativamente no seguimento cultural, além do ambiental que a Ecodam desenvolve desde que foi criada. Através do Aruandê também daremos inicio Programa “Ecodam Cultural”, disse Cícero Pereira, presidente da associação.
Para o lançamento do “Aruandê Mato Grosso” será necessária a contratação de três professores instrutores para a Escola de Capoeira. Os interessados deverão se inscrever nos dias 11 e 12 de janeiro das 14h às 17h na sede da Biblioteca Municipal. Os candidatos (as) devem ser maiores de 16 anos e deverão se apresentar portando currículo resumido e especificando experiências sobre a capoeira.
As aulas da Escola de Capoeira estão previstas para começar em fevereiro do ano corrente e pretende formar 510 alunos por ano em Sinop. O projeto foi beneficiado pelo convênio estadual de incentivo à cultura nº 026/2009, pelo qual está sendo repassados R$ 180 mil em três parcelas iguais. As duas últimas estão previstas para 2010 e 2011, ambas a serem recebidas no mês de dezembro.
Fonte: Circuito Mato Grosso – http://www.circuitomt.com.br/