Mestre Lua Santana, Nigôlo & Projeto Minhoca
15 Mai 2008

Mestre Lua Santana, Nigôlo & Projeto Minhoca

“Minhoca” é um projeto social com criancas dum bairro mais pobre da cidade de Morro do Chapéu. APRESENTAÇÃO O Grupo de Educação

15 Mai 2008

“Minhoca” é um projeto social com criancas dum bairro mais pobre da cidade de Morro do Chapéu.

APRESENTAÇÃO

O Grupo de Educação Integral Minhoca entidade que realiza o Projeto Minhoca, localizado na cidade de Morro do Chapéu-Ba-Brasil, atua desde 2001 como Centro de Criatividade, através de uma proposta holística de educação para crianças e jovens carentes.

A partir dessa abordagem holística, o Projeto aponta para uma educação sustentável e elege a arte-educação como seu principal instrumento de aprendizagem, considerando a Arte como poderosa mola propulsora que, através do Teatro, da Dança, da Música, da Capoeira e das Artes Plásticas, abre portas para a visão da realidade como um todo, precedendo o exercício da transdisciplinaridade, promovendo a aprendizagem do sentido das coisas à partir da vida cotidiana, levando em consideração as práticas individuais e coletivas e as experiências pessoais para o surgimento da educação cidadã.

Ao longo da evolução humana, houve um período em que foi difícil para as pessoas descobrirem a habilidade de pensar, de discriminar, de fixar o conhecimento, em suma, de usar todas as faculdades mentais. Depois, por muitas eras, as faculdades intelectuais passaram a ser a forma por excelência do desenvolvimento. O intelecto teve de ser cultivado para cumprir seu papel como importante ponto de apoio na evolução da humanidade.

Mas, será que essa ênfase não foi longe demais em detrimento de outras habilidades, outras funções também inerentes a esta grandiosa e carente condição de sermos HUMANOS?

O Projeto Minhoca se baseia numa proposta holística de educação, que estimula o desenvolvimento global do ser, respeitando e valorizando também o que é peculiar a cada um. Portanto, essa experiência, sobretudo subjetiva , não é nada estatística e ainda corre o risco de parecer utópico frente ao capitalismo selvagem.

Contudo, nosso principal veiculo de atuação, a Arte educação, facilita o nosso querer já que abre os olhos, a mente e o coração pra uma existência mais criativa, que pode levar a outro nível de aprendizagem / realização. Uma aprendizagem divertida, que promove o interesse possibilitando o desenvolvimento e a consciência de talentos, a expressão de diversos pontos de vista, a interação e o exercício de uma convivência cooperativa e harmoniosa, etc, etc, etc…

Para tanto foi exigido da equipe técnica uma busca incessante no sentido de reconhecer contextos mais adequados para o alcance dos objetivos, no ritmo e na dinâmica das exigências do cotidiano. Foi necessário a reflexão permanente sobre valores que não só suscitassem o encorajamento como questionassem o desanimo comum frente a situações difíceis que a realidade nos impõe. Por isso, como eternos aprendizes, ousamos relatar resultados positivos não apenas no que diz respeito a aquisição de conhecimentos objetivos (escrever, ver, calcular, modelar, tocar, jogar capoeira, usar o computador e etc), como também com relação a pratica do cuidado e do carinho com as pessoas e com o planeta terra. Utilizando uma didática amorosa constatamos que vivenciar atitudes simples como o incentivo e a aprovação carinhosa também possibilitam o gostar e ter confiança em si mesmo e no próximo. Que o reconhecimento , a aceitação, ajuda a acreditar que é bom ter objetivos.

É e esse mesmo reconhecimento que o Projeto Minhoca recebe dos seus financiadores / colaboradores que aduba esse campo propício para as sementes de um novo modo de vida. Um novo que emerge do profundo do ser a cada momento, quando estamos receptivos, atentos e destemidos. Dessa forma, não podemos deixar de expressar nossa alegria por fazermos parte dessa corrente de esforços que acredita e não fica paralisado diante das dificuldades. Afinal, quem se resguarda por medo ou descrédito é que nada pode fazer de valido.

Mais uma vez agradecemos a todos e especialmente ao Grupo de Capoeira Nigolo da Alemanha, ao Brasiliniciative, Ao Brasilianarts, ao festival de samba de Coburg, ao grupo de Bairoz, a Ana Maria Jacobs.

Sob uma ótica sustentável concluímos reafirmando o desejo de que nossos resultados possam se somar a tudo que favorece a soluções para a situação do mundo em que vivemos.

 

A Entidade

GRUPO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL MINHOCA
Inscrição no CNPJ 04.945.759/0001-06
End. Provisório Av. Cel. Dias Coelho, 56 1º andar sala 01 –
Morro do Chapéu BAHIA

Utilidade Pública Municipal
Lei nº 672 de 24 de março de 2003.

Utilidade Pública Estadual
Lei nº 8640 de 05 de agosto de 2003.

PROJETO MINHOCA
Travessa Gabriel Soares, s/n
Pedra Grande Morro do Chapéu Ba.

 

Nigôlo

O movimento Nigôlo teve seu início formal no ano de 1991, com a chegada de Lua Santana e família a Morro do Chapéu, uma cidade localizada na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil, onde adquiriu uma pequena área de terra para reflorestamento e preservação ecológica.

Paralelamente, com o objetivo maior de proporcionar a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, a apropriação de saberes e atitudes que contribuíssem para o alcance da tão almejada “felicidadania”, brota também, em 1994, o Grupo de Capoeira Angola, que vai, paulatinamente, aglutinando os elementos necessários, (entre os quais destacamos o brilho de alma da alemã Ana Maria Jacobs), para a concretização de um Projeto social mais conhecido hoje como Projeto Minhoca.

Posteriormente, fruto do também feliz encontro de Lua Santana com Suni, Luca Tomasi e Barbara, brota, em Munique, Alemanha, mais dois núcleos do referido movimento que, a partir da sua prática de Capoeira Angola, substancia também, junto a outras entidades, a execução do Projeto acima citado e do Herbarium, (ver link), projeto ecológico que começa a tomar forma, tendo como principal objetivo a contribuição carinhosa pela preservação da nave mãe, Planeta terra.

Desse modo, nos arvoramos a definir a Capoeira Angola que praticamos, nascida dos mais legítimos anseios de liberdade do nobre povo negro, como uma dança, um diálogo, um ritual, um jogo, um cultivo, um sentimento, uma “vadiagem”, uma construção/comunhão grupal, enfim, uma “artimanha” de celebração da vida, voltada para o aperfeiçoamento do corpo, da mente e do espírito, na trilha pela harmonia do ser, por um mundo mais digno.

Iê viva meu Deus!

Mestre Lua Santana

Mestre Lua Santana se considera aluno do mestre Caiçara por te sido ele com a permissão do seu pai que o levou a capoeira . Nasceu e cresceu no bairro Liberdade no Salvador da Bahia – onde tinha a possibilidade de assistir as rodas e aulas dos grandes mestres dessa época como João Pequeno, Valdemar, Virgilio, Dois de Ouro e outros. Desde então encontrava e treinava com demais capoeiristas muitas daqueles que hoje são mestres, por exemplo Cobra Mança e Rosalvo.

Nessa altura vive com sua família na cidade Morro do Chapéu na Chapada Diamantina no interior da Bahia. Ele dedica-se muito ao projeto Minhoca, onde se ensina Arte-Educação e Capoeira. O elemento principal da sua vida, se expressa no seu trabalho de preservação do meio ambiente e em sua arte de esculturas. Pensando na harmonia do Ser

Desde 2001 ele regulamente visitava Alemanha, treina com os grupos de Munique e da workshops de capoeira angola.


Von JahresBericht 2005

PROJETO MINHOCA

DER URSPRUNG DES NAMENS:
Die Regenwürmer (Minhoca) beißen nicht, kratzen nicht und übertragen keine Krankheiten. Sie sind Tiere, die absolut harmlos und dazu noch von großem Nutzen für die Umwelt sind. Sie haben fünf Herzen, sind in der Lage bis zu 5 Meter in die Tiefe hinunter zu graben und sie können einen Stein bewegen, der fünf Mal soviel wie sie selbst wiegt. Durch sie wird das Wasser im Boden mit Sauerstoff angereichert und sie verbessern die Wasserhaltekapazität des Bodens; sie sind dafür verantwortlich, dass die organische Materie in Humus umgewandelt wird und dadurch spielen sie eine wichtige Rolle für das Überleben und die Gesundheit der Böden und Pflanzen. Das heißt im Klartext, dass der Regenwurm mehr Bedeutung hat als das Pferd, mehr Kraft hat als ein afrikanischer Elefant und wichtiger für den Menschen ist, als eine Kuh. Daher stellt dieser echte Gigant der Natur die entscheidende Absicht dieses pädagogischen Projektes dar, welches ins Leben gerufen wurde, um die ganzheitliche Entwicklung der Kinder und Jugendlichen zu düngen , die sich in schwierigen Lebenssituationen in der Gesellschaft befinden. Es ergänzt die normale schulische Erziehung und es lenkt das Bewusstsein auf die dringende Notwendigkeit eines ökologischen Gleichgewichts, auf die Bürgerrechte und auf die Schaffung einer gerechteren Welt.

DER AUFTRAG:
Das Ziel des Projektes ist es, zur ganzheitlich Entwicklung des Menschen beizutragen, wobei hauptsächlich die Ausbildung des Selbstbewusstseins und das Stimulieren der beiden Gehirnhälften in den Mittelpunkt gestellt wird. Dies soll erreicht werden durch eine ganzheitliche Herangehensweise in der Erziehung, die zeigt, dass die letztendliche Zielrichtung des Wissens und Könnens das Glück ist.

DIE TÄTIGKEITSFELDER:
Um dieses Ziel zu erreichen, wird im Projeto Minhoca mit Kunsterziehung als therapeutischem Ausgangspunkt gearbeitet, wobei dies folgende Aktivitäten beinhaltet: Musik, plastische Kunst, Theater, Tanz, Kunstgegenstände herstellen, Förderunterricht, Capoeira, Informatik, sowie sportliche Aktivitäten, Gärtnern, Umwelterziehung und Freizeitgestaltung.

DIE VORGEHENSWEISE:
Das Projeto Minhoca begann im Jahr l999 und entstand durch die Anstrengungen und das gemeinsamen Handeln von Menschen, die bereits Erziehungsarbeit leisteten. Diese Menschen machten sich darüber Gedanken, wie man die ganzheitliche Erziehung für Geringverdienende anregen und ermöglichen könnte und fanden durch die Arbeiten in diesem Projekt einen gemeinsamen Ort, wo sie ihren Zielen näher kommen konnten. Diese Ziele beruhen auf dem Respekt und auf der Wertschätzung des Potenzials eines jeden Menschen.
In der Anlage folgen die Berichte von den einzelnen Aktivitäten.


Um prazer enorme ter conhecido Mestre Lua Santana, que com sua energia ímpar e super positiva contagiou a tudo e a todos
um grande abraço e muito axé para toda família Nigôlo

Luciano Milani

Mais informações: http://www.nigolo.net

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

19 − 8 =