Nota de falecimento: Mestre Virgílio de Ilhéus | Notícias - Atualidades

Nota de falecimento: Mestre Virgílio de Ilhéus

Nota de falecimento: Mestre Virgílio de Ilhéus

Mais um grande nome e referência da capoeiragem foi para as terras de Aruanda…

Nossos mais sinceros pêsames a toda a família, amigos e alunos do querido Mestre Virgílio.

Faleceu no dia 17 de março de 2024, em Ilhéus, José Virgílio dos Santos, Mestre Virgílio, um dos maiores expoentes da Capoeira Angola da Bahia. Ele estava internado no Hospital Regional Costa do Cacau, após sofrer Acidente Vascular Cerebral (AVC) e parada cardíaca.

Mestre Virgílio de Ilhéus

Nascido em Ilhéus, ele foi iniciado na capoeiragem aos 9 anos, em 1944, pelo Mestre Caranha. Também foi discípulo dos Mestres Chico da Onça, Claudemiro, Álvaro, Elíscio, João Valença e Barreto. Formou-se contra-mestre, em 1950, pelas mãos do Mestre João Grande.

Mestre Virgílio fundou, em 2002, a Associação de Capoeira Angola Mucumbo (Acam). Compositor profícuo, lançou, em 2007, o disco de canções autorais Velho Angoleiro: Ladainhas e Corridos.

Pela vida dedicada à arte capoeira e à transmissão da cultura afro-brasileira e toda a sua diversidade, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) o concedeu, em 2021, o título de Doutor Honoris Causa.

Formou centenas de alunos. Além do trabalho na Mucumbo, ensinou a Capoeira Angola em projetos sociais ligados ao Teatro Popular de Ilhéus e ao Terreiro de Matamba Tombenci Neto. No próximo dia 26 de junho, Mestre Virgílio completaria 90 anos.

Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento. Assista, abaixo, à reportagem da TV Uesc sobre a trajetória do Mestre Virgílio.

UESC em foco: Mestre Virgílio

Fotos de Capoeira:

* Um salve e muito obrigado a está fotografa fenomenal Maria Buzanovsky @fotosdecapoeira @mariabuzanovsky que com o seu talento e arte nos brinda com as mais deliciosas imagens da nossa arte … Registrando para a eternidade momentos como este do Mestre Virgílio de Ilhéus

https://www.instagram.com/fotosdecapoeira/

#capoeiragem #capoeiraCAL #capoeira #mestre #mestredecapoeira
#homenagem #fotosdecapoeira

Artigos Relatados

0 0 votos
Avaliar Artigo/Matéria
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários