Portal Capoeira Tão importante quanto valorizar o passado é cuidar do futuro da capoeira Cidadania Notícias - Atualidades
|

Tão importante quanto valorizar o passado é cuidar do futuro da capoeira

“Tão importante quanto valorizar o passado é cuidar do futuro da capoeira”

A frase acima, de um querido Mestre e amigo, nos dá a exata perspectiva da importância de mantermos uma saudável e harmoniosa relação entre gerações, entre tradição e modernidade, entre respeito e idolatria… Manter acesa a chama do incondicional amor pela nossa capoeiragem é uma tarefa que nos dias que seguem tem sido uma missão bastante árdua e que requer reflexão constante e muita paciência com os capoeiristas… e nossa capoeira vai muito bem obrigado!

Estátuas Homens de Fibra“.

Algumas pessoas me perguntaram o motivo pelo qual eu ainda não havia publicado nada sobre o monumento que foi construído na Praça na Penha… bem parece que o motivo fica bastante claro quando algo lá no nosso íntimo nos diz não publique isso… não valorize quem não merece cartaz… parece que eu estava adivinhando…

Resolvi escrever sobre o lamentável acontecimento ocorrido no evento de inauguração no início do mês de Agosto. Uma homenagem aos gigantes da capoeira carioca, Mestre Touro Bemvindo e Mestre Dentinho. Elas são as primeiras estátuas em fibra de vidro da cidade do Rio de Janeiro. Além disso, conseguimos que a lei 6815/2020 – Declarasse a Roda de Capoeira da Penha como Patrimônio Cultural Imaterial do Povo Carioca.

Infelizmente um dos homenageados desiludiu a tudo e a todos com seu comportamento agressivo e sua habitual falta de educação… mestre Touro entendeu que a sua homenagem e o seu “título de mestre” lhe outorgavam algum tipo de poder especial e quase divino.

Fica aqui a nossa mais profunda decepção para com o “homenageado” e a tristeza pela escolha desta figura como alguém que deveria representar a capoeiragem em forma de um monumento que irá perdurar no Largo da Penha.

Deixo abaixo o depoimento da Mestre Sueli Cota, o posicionamento do amigo e parceiro Mestre Paulão Kikongo (Rádio Capoeira) e o audio da Mãe da criança que foi verbalmente agredida e humilhada durante a roda no dia do evento.
Deixo também o depoimento e o pedido de desculpas do mestre Touro publicado em sua rede social, um importante indicador de que existe espaço sempre para reflexão e para o aprendizado na busca de nos tornarmos melhores seres humanos…
Portal Capoeira Tão importante quanto valorizar o passado é cuidar do futuro da capoeira Cidadania Notícias - Atualidades

Mestre Sueli Cota em depoimento na sua rede social

SOBRE O EVENTO NO LARGO DA PENHA (21/08/2021) Todos sabem o quanto eu sempre amei a Roda da Penha. Frequentei assiduamente desde a década de 70 até inicio da década de 90, quando Mestre Touro aquele que eu gostava e respeitava , por motivo fútil me distratou na frente de todos em pleno Largo da Penha em um Evento que teve da Federação antes de começar a roda da Penha.

Eu já era Mestra cordel branco e verde (1°grau). Fiquei tão magoada, mas tão magoada que nunca mais coloquei meus pés na Roda da Penha e consequentemente odiei o Mestre Touro por muitos anos. Depois de 30 anos, prestes a completar meus 60 anos, resolvi deixar a mágoa de lado e voltei ao Largo da Penha para a homenagem ao Mestre Touro.

Pensei muito antes de ir com receio de que acontecesse tudo novamente… e aconteceu!

Não foi comigo, mas antes fosse. Foi com o Prodígio, um menino de 9 anos que ama e respira Capoeira.Mestre Touro (O HOMENAGEADO), expulsou ele da Roda com gritos, sim EXPULSOU uma criança totalmente indefesa. Vi Prodígio chorando copiosamente não entendendo o que estava acontecendo.

Na verdade não tem como entender uma crueldade dessa. A dor desse menino foi a minha, entendi perfeitamente o que ele estava sentindo pois senti exatamente o mesmo anos atrás. E posso dizer que é uma dor que dilacera. Senti também a dor dos pais e tenho certeza que eles vão transformar toda essa dor em apoio incondicional para que seu filho delete esse episódio horrível do coração dele.

Ao Prodígio desejo que ele continue a ser esse menino de ouro e com uma Capoeira enorme, que tanto orgulha seus pais e a nós. Ao Mestre Touro só tenho a dizer que nem o tempo e a idade avançada fez com que ele deixasse a arrogância e a prepotência de lado. Ele foi cruel como sempre foi, mas fazer isso com uma criança É IMPERDOÁVEL!

Diante disso, só tenho a dizer que pra mim essa ESTÁTUA NÃO REPRESENTA A CAPOEIRA!


Rádio Capoeira

A Rádio Capoeira e a Associação de Capoeira Kilombarte repudia toda e qualquer ato de violência contra as crianças e adolescentes. Sendo no seio da Capoeira e vindo de quem deveria dar o exemplo, repudiamos ainda mais.

Precisamos extirpar de nosso meio toda e qualquer pessoa que pratica as mais diversas formas de violência. E, também parar de idolatrar quem quer que seja.

Chega de “jogar” pra debaixo do tapete as MERDAS que [email protected] tem feito utilizando o nome da Capoeira.

O papo tá dado

#eca #RadioCapoeira #podgingar #CulturaeumDireito #Disque100 #Disque180 #RespeitemNossasCriancas

Artigo 5 da Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990

Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

ECA – Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990

Depoimento da Mãe da Criança:

Depoimento da Mãe

Depoimento e pedido de desculpas do mestre Touro na sua rede social:

Artigos Relatados

5 2 votos
Avaliar Artigo/Matéria
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Luciano Milani
Luciano Milani
24 dias atrás

Tenho que fazer o meu papel… Assim como entendi publicar o ocorrido também tenho o dever jornalístico e ético de mostrar a resposta da outra parte…

Colocar a questão e fomentar discussão e reflexões sobre o tema é sem dúvida a maior responsabilidade e a melhor forma de gerar uma mudança… Seja ela qual for…

Quando iniciei o trabalho com o Portal Capoeira portalcapoeira.com há cerca de 16 anos atrás… Não tinha a noção daquilo que estava me esperando…

Falar apenas sobre coisas boas e positivas é muito fácil e toda a comunidade válida…. Entretanto quando surgem situações menos boas e até negativas… É um enorme fardo que tenho de carregar… Mas a ética e o respeito para com nossa arte devem estar sempre em primeiro lugar!

Um salve a todos os que estão lutando sempre para tornar nossa capoeiragem uma comunidade melhor…