|
|
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARANÁ - Centro Legislativo Presidente Aníbal Khury - PROJETO DE LEI Nº 142/2010
DECRETA:
Art. 1º Fica incluído no Calendário Oficial do Estado do Paraná, o Dia Estadual da capoeira e Ofício dos Mestres.
Art. 2º A referida comemoração dar-se-á anualmente no dia 20 de setembro de cada ano. O Poder Executivo deverá incentivar a participação das entidades representativas da capoeira, bem como da iniciativa privada, visando formar parcerias para a realização de reuniões, palestras e apresentações voltadas para a prática dessa cultura.
Art. 3º Esta lei entra em vigor na data de sua aprovação, revogadas as disposições em contrário.
Sala das Sessões, em 05/04/10.
(a) BETI PAVIN
JUSTIFICATIVA:
Em um Palácio Rio Branco cercado por aproximadamente 20 grupos de capoeira da Bahia, do Rio e de Pernambuco, no centro de Salvador, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) acolheu por unanimidade, o pedido de registro da capoeira como Patrimônio Cultural Brasileiro, feito pelo Ministério da cultura. É o ponto alto de uma história repleta de altos e baixos. “Não se pode esquecer que a prática foi, por muitos anos, considerada crime pelo Código Penal”, lembra a historiadora e capoeirista Adriana Albert Dias. “Hoje, é um símbolo nacional espalhado pelo mundo.”
Os registros mais antigos da capoeira vêm do século 18. Era praticada por escravos, sobretudo os vindo de Angola. O esporte-dança foi considerado crime até o fim da década de 1930. Só a partir de lá começou a alçar a fama, hoje estendida a cerca de 150 Países. Agora, passa a ser um dos 14 Patrimônios Culturais do País, junto com o frevo, o samba carioca e o ofício das baianas de acarajé, entre outros.
“Se hoje a manifestação é legitimada como um dos principais símbolos da cultura brasileira, foi por muito sacrifício, em especial dos mais antigos”, conta o historiador e pesquisador do tema Frede Abreu. “Hoje, a maioria deles está em má situação financeira.” Na prática, a elevação da capoeira a Patrimônio Cultural prevê, além da inscrição, como Bens Culturais de Natureza Imaterial, do Ofício dos Mestres de capoeira no Livro de Saberes e da Roda de capoeira no Livro das Formas de Expressão, a criação de um plano de previdência especial para os “velhos mestres”. Gente como Francisco de Assis, o mestre Gigante, de 84 anos. “Preciso muito dessa ajuda”, diz Assis, que já participou de rodas de capoeira com os lendários mestres Bimba e Pastinha, ícones da expansão da atividade.
Para o presidente do IPHAN, Luiz Fernando de Almeida, o reconhecimento é um passo para que se estabeleçam “políticas públicas concretas” para a atividade. As próximas medidas para a preservação da capoeira, além do plano especial de previdência, de acordo com ele, são o estabelecimento de um programa de incentivo da atividade do mundo e a criação de um Centro Nacional de Referência da capoeira, com sede em Salvador. “Vamos transformar a Cidade em um espécie de Meca da capoeira”, afirma. (Tiago Décimo)
A capoeira é motivo de “orgulho nacional, praticada e mais de 150 Países de todos os continentes”. “Foi necessário muitos anos para que reconhecêssemos o seu valor cultural. Getúlio Vargas foi quem deu o primeiro passo ao receber pessoalmente o mestre Bimba, criador da capoeira como arte marcial. De lá para cá o Estado se dividiu entre a perseguição e a indiferença à capoeira, chegando até a dizer quem poderia e quem não poderia ensinar essa arte. Mas tudo isso é passado. Estamos finalmente fazendo justiça.”
“A capoeira dança, capoeira luta, capoeira artes circenses, capoeira em todos os sentidos. Parabéns aos capoeiristas, parabéns a todos nós brasileiros, exultou o Ministro Gilberto Gil, por sua vez, ao apoiar a decisão dos conselheiros: “já era hora; muito merecida”.
| < Anterior | Próximo > |
|---|

Twitter
Myspace
Mister Wong
Digg
Del.icio.us
Slashdot
Furl
Yahoo
Technorati
Newsvine
Spurl
Googlize this
Blinklist
Facebook
Wikio




obrigada pela informação do campeonat...
Olar gostei desse site, tem bastantes...
tenho ido nas bancas todos os meses e...
Ola! Queria saber tocar kalimba. Pod...