Projeto social estimula capoeira no Paraná
11 Ago 2009

Projeto social estimula capoeira no Paraná

Oficinas de capoeira, música, confecção de instrumentos e dança estão sendo oferecidas gratuitamente em Curitiba por meio do projeto Desenvolvendo a Capoeira,

11 Ago 2009
Oficinas de capoeira, música, confecção de instrumentos e dança estão sendo oferecidas gratuitamente em Curitiba por meio do projeto Desenvolvendo a Capoeira, que começa hoje, dia 8, às 15 horas, no Centro Cultural Edmundo Ferro (Estrada Nova de Colombo, 167. Sta Cândida). Para a abertura das atividades acontece uma grande roda de capoeira com o conceituado Mestre Lua de Bobó, que será o orientador e supervisor das oficinas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no local ou na Fundação Cultural de Curitiba, na Rua da Cidadania do Boavista. As oficinas tem previsão para acontecer a partir de segunda-feira, dia 10, caso os alunos da rede escolar também tenham retornado às aulas.
Para a assistente social do projeto, Nelma Coutinho, Desenvolvendo a Capoeira vai proporcionar às comunidades do entorno do espaço onde vai ser realizado, a oportunidade de participar das oficinas e apresentações, despertando para uma apropriação dos conteúdos da cultura popular, como forma de educação transformadora. “O resultado esperado é a formação de um grupo que mantenha as atividades culturais apropriadas nas oficinas gerando, assim, uma multiplicação no número de pessoas que terão contato participativo com a cultura popular”, comenta. Ela explica que, para isso, serão realizadas quatro oficinas: Capoeira, danças de roda, construção de instrumentos e musica, ofertando gratuitamente vinte e cinco vagas em cada. As oficinas serão realizadas duas vezes por semana com duração de três horas por dia, totalizando vinte e quatro encontros até o final do projeto.

As oficinas

Além da oficina de capoeira que faz uma fusão de três artes: música, poesia e coreografia e se tornou o mais novo patrimônio cultural brasileiro, o projeto ainda vai apresentar três oficinas: ma de construções de instrumentos musicais – desenvolvendo principalmente com as crianças a parte lúdica na confecção de seu próprio instrumento. E, também, as oficinas de música e danças de rodas que inclui o Tambor de Crioula (ritmo animadíssimo que influenciou nomes como João do Vale, Alcione e Zeca Baleiro), os Samba de Roda (manifestação cultural importante para várias gerações da música baiana associada à capoeira), Afoxé (manifestação afro-brasileira com raízes no povo ioruba, também chamado de Candomblé de rua), Ciranda (dança típica do litoral norte de Pernambuco) e Coco (dança de roda que vão ao centro e desenvolvem movimentos ritmados).
Para ministrar as oficinas de capoeira o Centro Cultural Edmundo Ferro, convidou o Edvaldo Borges da Cruz, conhecido por todos como Mestre Lua de Bobó, e reconhecido internacionalmente pelo seu estilo próprio que mistura habilidade e elegância. O mestre, que há mais de 30 anos vem ensinando a arte e a cultura da capoeira, vai mostrar em Curitiba a sua vocação de educador e sabedoria de conselheiro.
Nas oficinas de música, danças de roda e confecção de instrumentos dos ritmos brasileiros o convidado é Carlos Ferraz. Músico profissional atuando em Curitiba desde 1998 quando veio de Olinda para ministrar aulas de capoeira em Curitiba, Professor Carlinhos – como é conhecido – é capoeirista e arte educador e vai ensinar e apresentar os ritmos da sua região, sempre com a preocupação da preservação e valorização das manifestações artísticas e culturais brasileiras. Após o término das oficinas acontecem quatro apresentações realizadas pelos grupos.
Serviço:

Desenvolvendo a Capoeira. Oficinas culturais gratuitas, sob supervisão do Mestre Lua de Bobó. Abertura sábado, dia 8, às 15 horas, com grande festa e roda de capoeira no Centro Cultural Edmundo Ferro (Estrada Nova de Colombo, 167. Sta Cândida – Ctba PR – ao lado do cemitério municipal da Sta. Cândida). Inscrições para as oficinas: no local todos os dias a partir da 19 horas ou durante as oficinas; na Fundação Cultural da Rua da Cidadania do Boa Vista.

Horário das aulas:
Oficinas: Capoeira: terças das 9:30 ás 11:00 hs; das 15:00 às 16h30 / quintas das 15:00 às 16:30 hs e das 20:00 às 21h30. Música, construção de instrumentos e dança: segundas e quartas das 15:00 às 16h30 / terças e sextas das 20:00 às 21h30.
Mais informações e entrevistas:

RB – Escritório de Comunicação
(41) 3363-7759
Rodrigo Browne (41) 9145-7027

Leave a comment
Mais Artigos
comentários
Comentário

quatro × quatro =